Blog do Roberto Ventura
Lençóis, uma maravilha brasileira

Lençóis é uma cidade da Chapada Diamantina, que possui pouco mais de 15 mil habitantes, uma área de 1.240, 362 Km², 324 metros de altitude, localizada a 430 quilômetros de Salvador, capital da Bahia, é um destino peferido pelos amantes da natureza.
O surgimento e emancipação da cidade se deu no século XIX através da chegada de milhares de garimpeiros que se agrupavam em busca de diamantes à margem do Rio Serrano. Lençóis foi vice-consulado francês e apontada como “Vila Rica da Bahia”.
O Parque Nacional foi criado em 16 de setembro de 1985 através de um decreto federal, com uma área de 152 mil hectares na região da Chapada Diamantina e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Vinte e quatro municípios fazem parte da Chapada. No ano de 2010 foi considerada pela quarta vez consecutiva um dos dez melhores destinos turísticos e ecoturístico do Brasil.
Existem muitos sistemas de cavernas formadas pelos rios da região. A Gruta da Lapa Doce, com 24 quilômetros, é a quinta maior caverna do Brasil. Outra atração é a caverna da Torradinha que possui mais de quatro quilômetros de extensão
Com cerca de 30 metros de cumprimento, o Poço Azul é um lugar realmente fantástico! São 87 degraus para se chegar à margem do Poço. Logo na chegada, é servido ao turista um delicioso café da manhã com comidas típicas da região, e para ter direito a essa refeição, é preciso pagar o valor de 15 reais por pessoa, e mais 30 reais para ter acesso ao Poço, que possui guias altamente experientes, treinados e capacitados que acompanham o turista em todos os momentos.
O Morro do Pai Inácio com 1.150 metros de altitude, também é um atrativo a parte de onde se pode ver visitantes contemplando o pôr do sol, estima-se que em torno de 50 mil pessoas passaram pelo morro no último ano. Com uma vista fascinante, pessoas de várias idades se arriscam para contemplar o visual onde o atrativo tem o pôr do sol mais famoso da região,
A cidade possui seus ricos casarões e ruas de pedra que são preservadas até hoje. Lençóis chega a receber cerca de 120 mil turistas por ano. O turismo se tornou a maior fonte de renda da maioria dos moradores da localidade. Um lugar cercado por cachoeiras, rios, cavernas, piscinas naturais, morros, trilhas, e uma exuberante paisagem natural.
Em Lençóis podemos admirar a bela Cachoeira do Mosquito, uma fantástica paisagem natural com mais de 50 metros de altura, formada pelas águas de vários rios. Para chegar é preciso um pouco de aventura. São mais de 250 degraus de pedras que dificultam a locomoção das pessoas e, na maioria das vezes o transporte é feito de caminhão sem a mínima condição de trafegabilidade. Mais vale a pena conhecer.
Durante o dia a cidade é bastante tranquila, as ruas são pouco frequentadas, porém, ao anoitecer, as pessoas que voltam dos passeios e das trilhas, vão se alimentar quando as ruas enladeiradas são tomadas por turistas de várias partes do mundo. Restaurantes servem todos os tipos de comidas regionais a exemplo do cuscuz, inhame, macaxeira, batata doce, pão assado, ovos, e ainda uma deliciosa pizza e, como não poderia deixar de ser, um bom aperitivo.
A água da Gruta da Pratinha brota do chão e abriga uma infinidade de peixes, onde se pode nadar, andar de caiaque, fazer tirolesa e reverenciar uma maravilha da natureza.
No acesso à cidade existe outra atração turística: o Poço do Diabo. A Cachoeira do Poço do Diabo é formada pelo Rio Mucugezinho; são apenas cinco minutos para se chegar ao rio, o qual, é uma ótima opçao para pessoas de todas as idades . A área mais próxima da cachoeira é bem profunda, portanto, é preciso ficar atento.
A cidade oferece aos turistas uma boa rede hoteleira, bem como pousadas, restaurantes, bares, agências bancárias, agência de turismo, correios, farmácias, supermercados, postos policiais etc.
Nas ruas, a presença de artistas da terra e, principalmente de outras localidades, transforma o local com apresentações artísticas e cuturais. Entre as estreitas ruas está a da Badena que, apesar do nome, é um local bastante tranquilo, assim como a própria cidade de Lençóis. onde os artistas fazem a diversão das pessoas e animam as noites da pequena e acolhedora cidade.
Vale a pena visitar Lençóis, uma cidade aconchegante, hospitaleira que possui uns dos mais belos pontos turísticos do Brasil.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Segurança Pública apura possível agressão contra idoso português em Maceió

CBTU reduz viagens após prejuízos causados pelo afundamento de bairros na capital

Aliados de Lula em Alagoas saem em defesa de Moraes após sanções aplicadas por Trump

Sanções aplicadas a Moraes impulsiona ato bolsonarista que acontece no fim de semana em Maceió

Novas eleições em Canapi? entenda como fica a gestão após cassação da prefeita
