Blog do Roberto Ventura
Não se pode subestimar a capacidade e astúcia do prefeito Areski Freitas

Com o aproximar das eleições municipais, cresce a bolsa de apostas nesse ou naquele candidato nos famosos ‘senadinhos” espalhados pelas cidades. É assim em todos os municípios brasileiros e, em União dos Palmares, não é diferente.
É público e notório que a “campanha” já começou na terra de Zumbi dos Palmares, ao menos para alguns pré-candidatos. O tema preferido dos que almejam ascender a prefeitura tem sido o desgaste do atual prefeito Kil Freitas. É apostando nesse desgaste que muitos pretensos candidatos têm saído às ruas apregoando como mote de campanha as falhas da administração municipal.
Em uma pesquisa realizada que já faz um ano e quatro meses, - portanto caduca -, o prefeito teria 74% de reprovação popular, ou seja um índice muito alto em termos políticos. E é baseado nessa reprovação, que esses postulantes à sucessão municipal têm apostado todas as suas fichas.
Porém, vale salientar que, as pesquisas retratam a situação de momento, ou seja, ela é estática, a tendência só é mostrada depois de várias pesquisas respeitando certo intervalo de tempo. Ela fornece informações pertinentes no exato momento em que é realizada. Em uma disputa eleitoral o ambiente é profundamente dinâmico e passível de transformações radicais em um curto espaço de tempo. Levando-se em consideração que essas pesquisas foram realizadas a dezesseis meses, é evidente que a situação hoje pode estar diferente, tanto para mais como para menos.
Apesar de tudo o que foi aqui exposto, não se pode subestimar a competência, a capacidade, a habilidade política do prefeito Areski Freitas. Que os pretensos candidatos e "analistas políticos" de plantão não se esqueçam e nem subestime o prefeito Kil, porque ele tem uma poderosa ‘arma na mão’ que é a ‘máquina pública' e poderá usá-la de todas as maneiras para negociar, decidir e, com isso, reverter o quadro político que hoje lhe é desfavorável e, assim, angariar simpatizantes e, consequentemente, votos.
Kil Freitas pode - e evidentemente fará - acordos, lotear cargos, meios para melhorar a infraestrutura, a saúde pública, a educação, e com a pulverização de candidatos oposicionistas, ele pode, tendo a caneta e o poder de mando como fortes aliados dá, quem sabe, uma reviravolta na atual situação e passar por cima dos que almejam comandar a prefeitura palmarina.
É claro que os fanáticos e parasitas de plantão, patrocinados por alguns pré-candidatos, levados pela paixão, emoção e submissão, podem até discordar dessa linha de raciocínio, mas essa é a pura verdade dos fatos. Não quero dizer com isso que Kil Freitas será eleito, pois não tenho o poder da vidência. Tudo isso são análises e dados técnicos baseadpos na aual conjuntura política palmarina.
O prefeito Areski Freitas tem na verdade o poder de barganha, e como a política é dinâmica, ele pode sim, dar a volta por cima e conseguir seu intento que é permanecer no comando da administração municipal na terra de Zumbi dos Palmares.
Detalhe importante é que, somente com um acordo entre as oposições, - o que não é nada fácil devido a prepotência, arrogância e egoísmo de alguns desses pretensos candidatos -, entre aqueles que desejam e fazem oposição política a atual administração, com a união inclusive de desafetos, unindo-se aos iniciantes na política, pode assim, derrotar de vez, às pretensões de Kil Freitas, de continuar na hegemonia política palmarina.
Entretanto, caso se confirme a pulverização de candidatos, aumentam aa chances de sucesso isso de Areski Freitas nas eleições vindouras.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026
