Blog do Roberto Ventura
Voto da mulher, fator de grande importância no processo democrático

Se mulher votasse preferencialmente em mulher, teríamos uma representação política diferente da atual, isso significa que essa representação seria três vezes maior. Dados estatísticos da Justiça Eleitoral mostram que as mulheres já somam mais de 52% do eleitorado brasileiro. Estudos científicos apontam que as mulheres preferem votar em homens quando estes disputam cargos em uma esfera política superior, ou seja, presidente da república e governador.
Entretanto, esse quadro sofre mudanças quando se trata de disputa por cargos mais baixos na hierarquia política, como no caso de executivos municipais. O que voto feminino em candidatas ocorre, na maoria das vezes, quando a disputa acontece em torno de cargos mais baixos – como, por exemplo, prefeituras -, isso acontece por causa da proximidade física e psicológica, bem como, uma identificação que ela – mulher – tem com a candidata.
Outro detalhe importante é que as mulheres das camadas mais pobres e menos instruídas da população tendem a votar em candidatos do sexo masculino isso revela que nessas camadas existem traços de subordinação - na maioria das vezes pela necessidade -, e exploração - comumente lavada pela ingenuidade.
Entretanto, outros fatores também são levados em consideração, a exemplo da aparência física, da simpatia, do carisma, tudo isso também pesa na hora de decidir o voto. Por esses e outros motivos, é que o voto feminino é predominantemente emocional.
..
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha
