Politicando

Politicando

Politicando

Vaga no TCE pode impor novo embate entre Marcelo Victor e Renan Filho

Último enfrentamento entre o governador e o deputado foi na eleição para a Mesa Diretora da ALE

12/08/2020 18h06
Vaga no TCE pode impor novo embate entre Marcelo Victor e Renan Filho

A saída do ex-deputado Cícero Amélio do conselho do Tribunal de Contas Estadual (TCE) pode iniciar um novo embate entre os chefes dos Poderes Legislativo e Executivo de Alagoas, que brigam pela vaga que está aberta na Corte de Contas do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Victor, e o governador de Alagoas, Renan Filho, se enfrentaram pela última vez nas eleições para a Mesa Diretora da Casa de Tavares Bastos, em 2019. Victor saiu vitorioso, praticamente, por unanimidade dos votos.

À interlocutores, Marcelo Victor já deixou claro que não irá abrir mão da cadeira deixada por Amélio no TCE. Segundo ele, a indicação pertence ao Poder Legislativo. O presidente da ALE disse, inclusive, a alguns deputados que já encaminhou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, documento que comprova o seu entendimento.

Nos corredores do Palácio República dos Palmares, assessores comentam que Renan Filho irá para a disputa na Justiça. Mas, certamente, o embate irá também para o campo político, onde ambos saberão quem são realmente seus aliados.

NOMES COTADOS


O deputado estadual Olavo Calheiros (MDB) é um dos interessados na vaga do TCE. Após cinco mandatos na Câmara Federal e dois na ALE, o tio do governador não teria mais disposição para a vida política e pleiteia o confortável e vitalício espaço na Corte de Contas.

Já o secretário Chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, foi apontado como o nome que seria capaz de agradar a Renan Filho e Marcelo Victor, evitando assim o desgaste de um confronto político.

A verdade é que, tanto o governador quanto o presidente da ALE, são políticos de temperamento forte e que o desfecho dessa situação só será revelado pela imprensa em duas situações. A primeira, em torno do consenso na indicação de um nome. O segundo, um racha político que poderá mudar o rumo das eleições deste ano e de 2022.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos