Politicando
Vaga no TCE pode impor novo embate entre Marcelo Victor e Renan Filho
Último enfrentamento entre o governador e o deputado foi na eleição para a Mesa Diretora da ALE
A saída do ex-deputado Cícero Amélio do conselho do Tribunal de Contas Estadual (TCE) pode iniciar um novo embate entre os chefes dos Poderes Legislativo e Executivo de Alagoas, que brigam pela vaga que está aberta na Corte de Contas do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Victor, e o governador de Alagoas, Renan Filho, se enfrentaram pela última vez nas eleições para a Mesa Diretora da Casa de Tavares Bastos, em 2019. Victor saiu vitorioso, praticamente, por unanimidade dos votos.
À interlocutores, Marcelo Victor já deixou claro que não irá abrir mão da cadeira deixada por Amélio no TCE. Segundo ele, a indicação pertence ao Poder Legislativo. O presidente da ALE disse, inclusive, a alguns deputados que já encaminhou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, documento que comprova o seu entendimento.
Nos corredores do Palácio República dos Palmares, assessores comentam que Renan Filho irá para a disputa na Justiça. Mas, certamente, o embate irá também para o campo político, onde ambos saberão quem são realmente seus aliados.
NOMES COTADOS
O deputado estadual Olavo Calheiros (MDB) é um dos interessados na vaga do TCE. Após cinco mandatos na Câmara Federal e dois na ALE, o tio do governador não teria mais disposição para a vida política e pleiteia o confortável e vitalício espaço na Corte de Contas.
Já o secretário Chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, foi apontado como o nome que seria capaz de agradar a Renan Filho e Marcelo Victor, evitando assim o desgaste de um confronto político.
A verdade é que, tanto o governador quanto o presidente da ALE, são políticos de temperamento forte e que o desfecho dessa situação só será revelado pela imprensa em duas situações. A primeira, em torno do consenso na indicação de um nome. O segundo, um racha político que poderá mudar o rumo das eleições deste ano e de 2022.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
