Blog do Roberto Ventura
Dezoito anos de sucesso absoluto; Messias não pode parar
Vamos relembrar um pouco a verdadeira história de Messias. É preciso contar para os mais jovens a real situação do município tempos atrás. Os mais antigos podem avaliar como era Messias ontem e como é hoje.
Só para lembrar, Messias não gozava de respeito nem de credibilidade da população, e muito menos da classe política e empresarial de Alagoas. Era uma cidade fantasma, esquecida, sem perspectiva de dias melhores, sem rumo nem prumo.
Um grupo de oposição se reuniu e resolveu convidar o empresário do setor sucroalcooleiro Jarbas Maya de Omena Filho, para enfrentar a situação e fazer uma verdadeira transformação na cidade, levando-a ao patamar de destaque no cenário político e social de Alagoas, tirando-a das páginas negras da história, para colocá-la em lugar de destaque na terra dos marechais. Depois de exercer dois mandatos consecutivos, Jarbinhas foi presidir a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) conseguindo derrotar velhas raposas da política alagoana. Jarbinhas elegeu sua sucessora, a ex-prefeita Vânia Omena, a qual governou Messias por quatro anos.
Vânia também teve importante participação na reconstrução e no desenvolvimento da cidade. Jarbinhas se elege mais uma vez, renuncia e abre espaço para seu irmão, o prefeito Luiz Emílio Duarte de Omena, o qual se tornou em pouco tempo, um exímio administrador, um político inovador, realizador. Sua administração tem sido marcada pela construção de obras de relevante valor social, as quais têm beneficiado a camada mais pobre da população.
Nesses dezoito anos, Messias deu um grande salto de qualidade. Construção do conjunto Jarbas Maya, instalação da Escola Estadual Judith Nascimento - em parceria com o governo do estado, Terminal Rodoviário senador Carlos Lyra, instalação do Polo Industrial José Aprígio Vilela, Complexo Poliesportivo que é o mais moderno e completo de Alagoas e referência para o Nordeste - está dependendo apenas da liberação de verba federal para sua conclusão -, uma Escola de Tempo Integral que é a mais moderna no Nordeste que está em fase de acabamento.
Ao longo desses anos, outras ações foram desenvolvidas: construção de cinco postos de saúde, três creches, ruas calçadas, saneamento básico, quadras de futevôlei, quadras de futebol society com grama sintética, aquisição de várias ambulâncias,
"Além dessas realizações que você citou, ainda temos a instalação da Agência da Caixa Econômica Federal, valorização do homem do campo, melhoramento das estradas vicinais, construção e reforma de praças, construção em parceria com o governo do estado do Cisp, reforma do Centro de Educação Luiz de Amorim Leão com salas climatizadas, câmeras de monitoramento, as Escolas Serapião Calheiros e Maria Marluce estão sendo reformadas. Messias ficou entre as dez cidades de Alagoas no índice do IDEB. Nosso sistema educacional é considerado um dos melhores de Alagoas", disse o ex-prefeito Jarbinhas.
Foram adquiridos ônibus escolares, uma patrol, retroescavadeira, veículos para a saúde incluindo ônibus, vans, ambulâncias, ruas asfaltadas, melhoramento da captação sistema de abastecimento de água. Ás áreas da saúde, educação, ação social, agricultura e infraestrutura tiveram avanços significantes. Messias deu um show no combate ao coronavírus e continua com o trabalho na prevenção da pandemia. Outro detalhe importantíssimo, é o pagamento do funcionalismo público que é feito rigorosamente em dia.
"Me sinto envergonhado quando passo ali na BR 101 e vejo as indústrias se instalando em Messias; tudo lá funciona, o prefeito lá trabalha, corre atrás; e aqui em União nada temos, apesar de a gente ser a quinta cidade de Alagoas", desabafou Edson Barbosa, funcionário da Sucam, em um programa de rádio em União dos Palmares.
"Tudo isso se chama trabalho, se chama compromisso, se chama competência, se chama seriedade e transparência. Hoje, em Messias temos liberdade de expressão, diferentemente de tempos atrás. Portanto, Messias não poderá jamais retroceder, e sim, continuar nos trilhos da liberdade e do desenvolvimento", afirmou o prefeito Luiz Emílio.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional