Blog do Roberto Ventura
Excelente ideia: vereador Geraldo Santos apresenta requerimento que cria a Guarda Municipal de Messias

Um assunto que repercutiu de forma bastante positiva na cidade foi o pronunciamento na tribuna da Câmara, do vereador Geraldo Santos (PTB). Na oportunidade, o vereador apresentou um requerimento o qual será apreciado e votado na próxima sessão legislativa, que versa sobre a criação da Guarda Municipal de Messias. Essa é uma reivindicação e um anseio antigo da população que poderá se tornar realidade nos próximos dias.
Preocupado com a segurança da população, o vereador Geraldo Santos sai na frente e marca um verdadeiro gol de placa ao apresentar esse requerimento logo na primeira sessão legislativa, propondo a criação da Guarda Municipal de Messias.
Conversei com Geraldo Santos o qual justificou seu pedido para a criação da Guarda Municipal, citando o artigo 144 da Constituição Brasileira: “A Guarda é uma necessidade para nosso município. Vergonhosamente Messias é um dos poucos municípios que não possui Guarda Municipal. A Constituição Brasileira diz em seu artigo 144 que segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. É exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Ela diz no inciso § 8º que os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Geraldo falou que sua preocupação é com o bem-estar da população de Messias: “Minha preocupação maior é com o bem-estar e a segurança de nossa população. Essa é uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. É um absurdo, uma falta de respeito, um verdadeiro descaso para com a nossa gente em não termos uma Guarda em nosso município, para não só fazer a guarda do patrimônio público que é sua atividade fim, mas, sobretudo, ajudar as policias civil e militar na segurança de nossa gente. A população de Messias vem crescendo de forma relâmpago e com certeza várias empresas irão se instalar aqui. Os conjuntos habitacionais crescendo de forma meteórica, os órgãos públicos, o setor comercial, os empresários, os estudantes, as donas de casa, os trabalhadores que saem de suas casas de madrugada para ir trabalhar e ficam a mercê da bandidagem, desguarnecidos, enfim, todos nós precisamos de uma força de segurança municipal para auxiliar as policias no combate a violência e prestar o auxílio necessário à nossa gente. Por isso, pedi ao prefeito Marcos Silva e aos colegas vereadores que aprovemos essa matéria de urgência e relevância que é a criação da Guarda Municipal. Não tenho nenhuma dúvida que esse requerimento será aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Marcos Silva”, disse.
Logo após a sessão legislativa fui às ruas da cidade e conversei com comerciantes, estudantes, donas de casa, servidores públicos para saber da repercussão sobre essa proposta do vereador Geraldo Santos.
“Muitas vezes os alunos chegam tarde da noite e os pontos onde eles descem é muito perigoso. Nesse caso, a Guarda Municipal acompanharia o desembarque deles, porque a polícia não pode fazer isso. Outro detalhe, é que a polícia não pode estar em todos os lugares da cidade ao mesmo tempo. Temos muitos locais que é esquisito, deserto, as vezes a Polícia Militar está em um local e o outro fica abandonado. A cidade está crescendo e a PM não pode dá conta de tudo. Por isso, seria maravilhoso a criação da Guarda Municipal”, disse o motorista Felipe Omena.
“Essa é uma excelente proposta do vereador Gerado Santos em criar a Guarda, ela é muito importante porque a cidade só tem a ganhar. Então, o projeto dele é excelente, maravilhoso, precisamos bastante da Guarda aqui em nossa cidade. Quando os vigilantes faziam rondas as coisas eram bem melhores, a gente se sentia mais seguro”, enfatizou Carlos Henrique.
Marcos Sullivan, conselheiro tutelar de Messias, falou sobre a importância da Guarda Municipal: “A criação da Guarda Municipal em Messias é de extrema importância, pois, Guarda Municipal é o profissional que atua na área de segurança pública para garantir a segurança de patrimônios e dos cidadãos do município. A criação de uma Guarda traz imensos benefícios para toda a sociedade, porque além de proteger os patrimônios públicos pode atuar também junto às outras forças de segurança na realização de rondas e atendimento em algumas ocorrências. Além disso, o guarda municipal também deverá colaborar com a resolução e pacificação de conflitos que presenciarem, de modo a garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão” disse.
“É de suma importância! É mais um reforço para a segurança da população, a população fica mais segura”, afirmou o servidor público municipal Vinicius Eusébio.
A vigilância municipal realizou um trabalho exemplar, digno de elogios, sendo reconhecida pelos homens e mulheres de bem deste município ao combater a criminalidade e na proteção do patrimônio público, a exemplo de postos de saúde, escolas, creches, praças, prefeitura, a escolta de ônibus escolares e de estudantes, o apoio aos estabelecimentos comerciais, a segurança nos festejos e nos atos religiosos. Pelo trabalho realizado, a vigilância recebeu elegidos de autoridades policiais pelos relevantes serviços prestados a sociedade messiense.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Casal rouba veículo de piloto por aplicativo em Arapiraca

Polícia prende bando por tráfico de drogas em Palmeira dos Índios

Polícia prende um dos líderes do tráfico de drogas no Jacintinho

Homem com esquizofrenia morre ao sofrer queda em Arapiraca

Foragido da Justiça é preso no Pontal da Barra
