Politicando

Politicando

Politicando

Prefeitos alagoanos ficam apreensivos à espera de novas medidas de isolamento

Governador diz que não pretende adotar medidas drásticas de fechamento da economia

26/02/2021 18h06
Prefeitos alagoanos ficam apreensivos à espera de novas medidas de isolamento

O encontro entre o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o prefeito de Maceió, JHC (PSB), deixou diversos prefeitos apreensivos com as futuras novas medidas que podem ser adotadas na tentativa de frear o avanço de casos de Covid-19 no Estado. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio República dos Palmares.

A preocupação dos gestores é com o impacto econômico que o endurecimento das medidas de isolamento social pode provocar, já que cada município vive uma realidade financeira diferente dos demais. O fechamento do comércio é um grande receio, por se tratar de uma das principais fontes de renda no interior.

Há, porém, prefeitos que estão deixando os problemas econômicos de lado e colocado a saúde da população como prioridade. No município de Viçosa, por exemplo, o prefeito João Victor (Republicanos), não esperou por uma posição do governo do Estado e decretou toque de recolher na cidade para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) disse está acompanhando a evolução de casos em todo o Estado, mas destacou que é função de cada município tomar decisões sobre os casos de saúde pública individualmente.

Em entrevista à imprensa, o governador Renan Filho antecipou que o Estado não irá atuar de forma enérgica. “Nós vamos evitar, nesse primeiro momento, adotar medidas drásticas de fechamento da economia, mas vamos iniciar um processo de alerta para o cidadão e de intensificação de novas medidas para que a gente contenha o avanço da pandemia”, explicou.

Vale destacar que, no início da pandemia, houve impasse com gestores que optaram por não seguir as normas estabelecidas por Decreto estadual. Em maio de 2020, o Tribunal de Justiça (TJ) suspendeu Decreto publicado pela prefeitura de Teotônio Vilela que promoveria a reabertura do comércio local, contrariando decisão do Governo Estadual em fechar o comércio para evitar a propagação do coronavírus.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos