Politicando
Prefeitos alagoanos ficam apreensivos à espera de novas medidas de isolamento
Governador diz que não pretende adotar medidas drásticas de fechamento da economia

O encontro entre o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o prefeito de Maceió, JHC (PSB), deixou diversos prefeitos apreensivos com as futuras novas medidas que podem ser adotadas na tentativa de frear o avanço de casos de Covid-19 no Estado. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio República dos Palmares.
A preocupação dos gestores é com o impacto econômico que o endurecimento das medidas de isolamento social pode provocar, já que cada município vive uma realidade financeira diferente dos demais. O fechamento do comércio é um grande receio, por se tratar de uma das principais fontes de renda no interior.
Há, porém, prefeitos que estão deixando os problemas econômicos de lado e colocado a saúde da população como prioridade. No município de Viçosa, por exemplo, o prefeito João Victor (Republicanos), não esperou por uma posição do governo do Estado e decretou toque de recolher na cidade para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) disse está acompanhando a evolução de casos em todo o Estado, mas destacou que é função de cada município tomar decisões sobre os casos de saúde pública individualmente.
Em entrevista à imprensa, o governador Renan Filho antecipou que o Estado não irá atuar de forma enérgica. “Nós vamos evitar, nesse primeiro momento, adotar medidas drásticas de fechamento da economia, mas vamos iniciar um processo de alerta para o cidadão e de intensificação de novas medidas para que a gente contenha o avanço da pandemia”, explicou.
Vale destacar que, no início da pandemia, houve impasse com gestores que optaram por não seguir as normas estabelecidas por Decreto estadual. Em maio de 2020, o Tribunal de Justiça (TJ) suspendeu Decreto publicado pela prefeitura de Teotônio Vilela que promoveria a reabertura do comércio local, contrariando decisão do Governo Estadual em fechar o comércio para evitar a propagação do coronavírus.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
