Politicando

Politicando

Politicando

Acordo entre Calheiros e Lira pode deixar Collor sem mandato

Ex-presidente voltou à Alagoas para antecipar campanha visando reeleição

01/04/2021 07h07
Acordo entre Calheiros e Lira pode deixar Collor sem mandato

A ida do senador Fernando Collor (Pros) à Assembleia Legislativa Estadual (ALE), durante sessão ordinária nessa terça-feira (30), foi uma tentativa de aproximação ao presidente da Casa, deputado Marcelo Victor (Solidariedade). Isso porque a possibilidade de um acordo entre as famílias Calheiros e Lira para as eleições de 2022 é muito provável.

Marcelo Victor é, atualmente, muito próximo do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. O deputado estadual estaria sendo um dos responsáveis para a construção de uma composição com das duas maiores forças políticas de Alagoas.

Caso o acordo seja firmado entre as famílias Calheiros e Lira, o maior prejudicado seria Fernando Collor, que tentará a reeleição ao Senado. O ex-presidente tenta afastar Marcelo Victor para que a união não seja efetivada.

Embora tenha como garantido o mandato na ALE ou na Câmara Federal, Marcelo Victor tem o sonho de ser governador de Alagoas. E isso só será possível com Calheiros e Lira no mesmo palanque.

O esquema seria o seguinte: Renan Filho se afasta do cargo em abril e Marcelo Victor seria o governador-tampão, mas com direito a reeleição com o apoio dos Calheiros. Em troca, Victor convenceria Arthur Lira a apoiar Renan Filho para Senador. Lira continuaria como deputado federal e com grandes chances de permanecer na presidência da Câmara Federal.

Resumo da ópera: todos saem ganhando, menos Fernando Collor, que perderia o mandato de senador. A família Calheiros ficaria, inclusive, com a vaga deixada por Cícero Amélio no Tribunal de Contas Estadual (TCE).

A indicação para o TCE seria do deputado estadual Olavo Calheiros (MDB), que teria a grande possibilidade de ser o próximo presidente da Corte de Contas de Alagoas.

Embora as possibilidades apresentadas sejam as mais viáveis para todos os grupos políticos - menos para Collor, ressalte-se -, é importante destacar que tudo é apenas especulação.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos