Politicando
Novo Decreto pode liberar funcionamento de bares e restaurantes durante horário do almoço
Anúncio deverá ser feito pelo governador Renan Filho na tarde desta segunda-feira, 05
O novo Decreto de Distanciamento Social Controlado pode trazer medidas mais flexíveis para o funcionamento de bares e restaurantes. O anúncio deverá ser feito na tarde desta segunda-feira (05), pelo governador Renan Filho (MDB).
Na última live realizada pelo governador, a informação repassada foi de que as tratativas sobre as demandas apresentadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel) foram iniciadas.
A proposta é que pelo menos os restaurantes sejam reabertos num determinado período e com rigor nas medidas preventivas à Covid-19, como o limite na capacidade de cada estabelecimento, uso de álcool em gel e a obrigatoriedade de máscaras no acesso e na circulação dentro do local.
O horário do almoço foi o período negociado. Outra exigência por parte do Governo do Estado seria a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas durante o atendimento ao público.
Após o horário do almoço, bares e restaurantes retomariam as atividades de pague e leve ou delivery.
A decisão de Renan Filho pode ter sido motivada pelas campanhas realizadas por comerciantes locais, que espalharam faixas pela cidade pedindo a reabertura de seus estabelecimentos e informando demissão em massa e o encerramento das atividades.
Vídeos com depoimentos de vários proprietários de bares e restaurantes narrando as dificuldades em manter as empresas em meios as medidas restritivas também fizeram parte dos constantes apelos coordenados pela Abrasel.
As informações sobre o novo Decreto serão repassadas pelo governador Renan Filho e pelo secretário estadual da Saúde Alexandre Ayres, às 17h desta segunda-feira, 05.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.