Politicando
Senador alagoano pode ser escolhido para presidir CPI da Covid
Renan Calheiros é o preferido do MDB
O ex-presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (MDB), é o preferido para assumir a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações e possíveis omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O ato de criação da CPI deve ser lido nesta terça-feira (13), pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), após os líderes definirem a distribuição de vagas entre os partidos. A proposta é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede).
Caso seja consolidada a indicação do senador alagoano, o Planalto pode reagir, pois Renan Calheiros é um dos principais críticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no parlamento. O senador Eduardo Braga, também do MDB, é a segunda opção para a relatoria da CPI da Covid. Ele representa um dos estados mais afetados pela pandemia.
Para compor a CPI, o PT indicou dois nomes: o ex-ministro da Saúde Humberto Costa será titular e o ex-líder da bancada Rogério Costa será o suplente. Ambos são médicos.
Veja a distribuição das vagas entre os partidos e blocos. Caberá a cada um deles indicar seus respectivos representantes. Serão 11 titulares, assim divididos:
Bloco MDB, PP e Republicanos – 3 senadores
Bloco PSDB, Podemos e PSL – 3 senadores
PSD – 2 senadores
Bloco DEM, PL e PSC – 1 senador
Bloco Rede, Cidadania, PDT e PSB – 1 senador
Bloco PT e Pros – 1 senadores
Serão 7 suplentes, assim divididos:
Bloco MDB, PP e Republicanos – 2 senadores
Bloco PSDB, Podemos e PSL – 1 senador
PSD – 1 senador
Bloco DEM, PL e PSC – 1 senador
Bloco Rede, Cidadania, PDT e PSB – 1 senador
Bloco PT e Pros – 1 senador
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Operação busca suspeitos de matar jovem jogador de 15 anos em Maceió
Cabo Bebeto questiona números apresentados sobre educação em Alagoas
Após sete meses, Kel Ferreti tem prisão revogada e responderá em liberdade
Renan reafirma apoio à Lula e diz que juntos podem fazer muito mais por AL
Homem morre após se engasgar com cuscuz durante almoço em Arapiraca
