Politicando
Arthur Lira será peça chave para nomeação do novo Ministro do STF
Alagoano Humberto Martins tem a preferência do líder do Centrão
O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), terá papel decisivo para a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, no dia 05 de julho. O alagoano Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem a preferência do deputado federal.
Acontece que Lira é o líder do Centrão, que atualmente comanda o Senado e a Câmara Federal. Com a articulação política do deputado federal, o caminho de Humberto Martins ao STF pode ser facilitado.
Isso por que o indicado do Planalto, o advogado-geral da União, André Mendonça, não tem boa relação com o Congresso Nacional, e teve a imagem desgastada dentro do STF devido à abertura de inquéritos para investigar críticos do presidente e pela insistência na realização de missas e cultos durante a pandemia de Covid-19.
Além do apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), André Mendonça é visto com bons olhos pela base mais fiel ao Planalto no Congresso. Recentemente, pastores evangélicos ligados à Bolsonaro iniciaram campanha em defesa do nome do advogado-geral da União.
Para analistas políticos, Humberto Martins fica fortalecido pelo fato de Bolsonaro estar cada vez mais refém do Centrão. O procurador-geral da República, Augusto Aras, é a segunda opção do grupo político que lidera o comando da Câmara e do Senado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
