Politicando
Antônio Albuquerque pretende ser o primeiro suplente de Renan Filho na disputa pelo Senado
Deputado ensaia candidatura ao governo para fortalecer nome no grupo político ao qual faz parte
Após sete mandatos na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), o deputado Antônio Albuquerque (PTB) decidiu se aposentar para entregar sua vaga no parlamento ao filho mais novo, Arthur Albuquerque, e arriscar cargos com mais destaque no cenário político alagoano, a partir de 2022. A aposentadoria, porém, não será da vida pública.
Albuquerque pretende iniciar uma nova jornada política. Ele chegou a intensificar seus discursos na ALE, se posicionando como da direita e destacando a necessidade de a população ter políticos conservadores em cargos majoritários. Além disso, o uso das redes sociais também passou a ser mais constante para o político, que se autodenomina como “tradicional”.
Mesmo com um histórico desgastado, o deputado estadual não esconde de ninguém o interesse em ser candidato a governador do grupo situacionista, com apoio do presidente da ALE, deputado Marcelo Victor (Solidariedade), e até do governador Renan Filho (MDB). No entanto, a internet, através das ferramentas de pesquisas ao nome Antônio Albuquerque, pode ser um prato cheio para seus adversários.
Nos bastidores, a informação é de que o interesse de Albuquerque em ser candidato a governador é uma estratégia para dar destaque ao seu nome para ganhar musculatura suficiente para ser escolhido como candidato a primeiro suplente de Renan Filho na disputa pela única vaga no Senado Federal.
Seria uma aposentadoria honrosa para Antônio Albuquerque, que teria o filho mais velho, Nivaldo Albuquerque, na Câmara Federal; e o mais novo, Arthur, ocupando sua cadeira no parlamento estadual.
Se o desejo se tornará realidade, só saberemos quando Renan Filho se desincompatibilizar do cargo de governador de Alagoas, assumir sua candidatura ao senado, e viabilizar os nomes que terá como primeiro e segundo suplentes. Obviamente, RF irá analisar o ônus e o bônus de cada candidato que estará ao seu lado.
Vale destacar que durante seus dois mandatos a frente do Executivo estadual, Renan Filho sempre se posicionou de forma contrária à violência, e atuou para minimizar todos os tipos de crimes no Estado.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro do Martins
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
