Politicando
Advogado assume comando do Porto de Maceió para ajudar na reeleição de deputado federal
Dagoberto Omena é, atualmente, diretor-presidente da Imprensa Oficial de Alagoas
O renomado advogado Dagoberto Omena será o novo administrador do Porto de Maceió. A indicação é do deputado federal Sérgio Toledo (PL), que aposta na competência do jurista para melhorar a imagem da instituição e contribuir com sua reeleição, em 2022.
O Porto de Maceió possui grande influência junto aos grandes setores da economia alagoana. Através da instituição, é movimentada todo o combustível, produtos sucroalcoleiros, entre outros. Com uma boa gestão de Dagoberto Omena, Sérgio Toledo pode atender os interesses de grandes empresários e ter um retorno positivo para sua campanha de reeleição.
Antes de pertencer a Sérgio Toledo, a indicação para o Porto de Maceió era da família Beltrão. Por lá, já passaram Djalma Beltrão, Jorge Galvão e Rosiana Beltrão. Todos saíram bem estruturados politicamente e no ano passado venceram as eleições para a prefeitura de municípios da região Sul do Estado.
Dagoberto Omena está na presidência da Imprensa Oficial de Alagoas desde 2017, também através de indicação de Sérgio Toledo. A nomeação foi um gesto do governador Renan Filho (MDB) ao parlamentar, que passou a se comportar como um aliado do governo.
Atualmente, o advogado foi eleito como o primeiro alagoano a presidir a Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), conglomerado de direito privado interessado no aperfeiçoamento da prestação dos serviços de produção, publicação, tratamento, preservação e integridade dos atos oficiais – historicamente concentrados nos Diários Oficiais de cada Estado e da União.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
