Politicando
Cacá Gouveia pode ser o novo desembargador do TJ/AL através de vaga do quinto constitucional
Advogado é filho do renomado pediatra Milton Hênio
O advogado, ex-presidente do Conselho Estadual de Segurança, e ex-diretor do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, deverá ser o nome para assumir uma cadeira na Corte do Tribunal de Justiça do Estado, através de vaga do quinto constitucional, destinada a advogados.
Das três novas vagas, uma é do quinto constitucional, onde os 13 mil advogados registrados deverão escolher o nome que irá representá-los no TJ. As outras duas vagas serão preenchidas por juízes. Assim, o TJ/AL ficará com 18 desembargadores.
São três três etapas que definirão o nome da OAB na corte. O primeiro, é através de uma lista sêxtupla enviada para a Corte. A segunda, é escolha de três dos seis indicados. Por fim, o governador Renan Filho (MDB) escolherá o novo desembargador do TJ/AL.
Além de Cacá Gouveia, que é considerado como o preferido do governador, poderão compor a lista tríplice o ex-procurador-geral da Assembleia Legislativa (ALE), Fábio Ferrário, e o ex-juiz eleitoral e advogado Alberto Maia. O terceiro nome deve ser indicado pelo grupo do atual presidente da OAB, Nivaldo Barbosa.
Até o momento, as movimentações ocorrerem nos bastidores, sem que nenhum dos nomes citados revelem interesse público pelo cargo em questão.
A ALE ainda precisa aprovar o Projeto que estabelece de onde sairão os recursos para custear as despesas com os três novos desembargadores para a Corte do TJ/AL.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.