Politicando
PT em Alagoas é a favor da chapa Lula x Alckmin para enfrentar Bolsonaro em 2022
Paulão e Ricardo Barbosa acreditam que aliança precisa ser tratada com seriedade. Para eles, foco é derrotar o atual presidente
Após se enfrentarem nas urnas pela presidência da República, Lula (PT) e Geraldo Alckmin (ex-PSDB) podem compor uma chapa para enfrentar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do próximo ano. A possível aliança tem dividido opiniões por todo o Brasil. Mas em Alagoas, os dirigentes petistas aprovam a união.
O presidente do PT estadual, Ricardo Barbosa, e o único representante da legenda na bancada alagoana na Câmara Federal, Paulão, veem como positiva a composição, já que Alckmin deixou o ninho tucano para se filiar a um partido de esquerda, como o PSB. No entanto, segundo eles, a articulação exige atenção e profunda discussão.
“Eu avalio que o projeto nacional tem que ter serenidade de você montar uma chapa para fazer o combate a esse governo fascista que está no poder, que está destruindo o Estado democrático, está destruindo a soberania nacional, os direitos sociais e as políticas públicas. A gente está vivenciando um momento de inflação alta, perda de poder aquisitivo, a volta da fome, a população com indivíduo aumenta altíssimo. É preciso ter serenidade e compreender que não será o PT sozinho, e a esquerda, que irá disputar para ganhar a política real”, ponderou Paulão ao revelar que a preferência por Alckmin é de Lula.
Já para Ricardo Barbosa, a aproximação com o ex-governador de São Paulo mostra a necessidade da união de forças com o objetivo conjunto de tirar Bolsonaro do comando do Executivo federal.
“Eu acho que é isso que o Lula está querendo com o Alckmin, uma aliança que dê estabilidade política, porque a gente precisa resgatar a política. Hoje há muitas diferenças, do ponto de vista político, entre a esquerda, centro-esquerda e a direita, mas isso não importa hoje. O que importa é derrotar o fascismo, que não pensa em política. Nossa aproximação com Alckmin busca derrotar o fascismo”, opinou o presidente do PT em Alagoas.
Lula e Alckmin estiveram juntos em seu primeiro encontro público no último domingo (19), num evento organizado por um grupo de advogados. Também estiveram presentes os senadores Renan Calheiros (MDB) e Randolfe Rodrigues (REDE).
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
