Politicando
Oposição e situação disputam apoio de Marcelo Victor para as eleições de 2022
Presidente da ALE transita nos mais diferentes grupos políticos do Estado
Já é notório que o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (SDD), se tornou o protagonista das eleições de 2022. Pregando ser um político republicano, o parlamentar está sendo cobiçado até por forças políticas que são adversárias. Mas, até o momento, o deputado estadual não dá sinais sobre em qual palanque estará. Sua única prioridade, no entanto, é emplacar Paulo Dantas (MDB) como candidato ao Governo de Alagoas.
A verdade é que o apoio de Marcelo Victor está sendo mais disputado do que o próprio Governador Renan Filho (MDB). Isso por que o presidente da Casa de Tavares Bastos conseguiu entrar para a história do Legislativo, sendo o único da atualidade a ter o domínio de 95% dos membros do parlamento alagoano. Somente o deputado Olavo Calheiros (MDB) não reza a cartilha de Victor.
Marcelo Victor transita, praticamente, em todas as frentes políticas que estão de olho no comando do Executivo Estadual. Ele é próximo do deputado federal Arthur Lira (Progressistas), tem uma boa relação com o governador Renan Filho, e ainda discute política com o grupo do prefeito de Maceió, JHC (PSB).
Todos veem no presidente da ALE uma oportunidade de ampliar suas bases devido aos 25 deputados estaduais terem algum débito com o parlamentar. Aos menos 17 deverão ingressar no União Brasil (UB), federação partidária que já nascerá sob o comando de Marcelo Victor.
Vale destacar que, cedo ou tarde, o deputado-presidente terá de descer do muro e decidir em qual grupo ficará. Por óbvio, será aquele que apoiar e investir no nome de Paulo Dantas para o Governo de Alagoas. Até lá, as negociações estão abertas e é Victor quem está com todas as cartas em seu lado da mesa.
O receio de muitos é de que, da mesma forma que ele pode usar todo esse poder para promover algum candidato, também pode fazê-lo para prejudicá-lo. É esperar para ver no que vai dar.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Passageiros contêm homem acusado mostrar as partes íntimas em ônibus de Maceió
[Vídeo] Tadeu Schmidt faz homenagem a Oscar Schmidt, se emociona e dedica programa ao irmão
Filha embriagada agride mãe com deficiência física e acaba presa em Arapiraca
TRF5 mantém acordo da Braskem e encerra debate sobre revisão nos Flexais em Maceió
Mulher é presa por embriaguez ao volante após bater em carro estacionado na Jatiúca
