Politicando
Disputa majoritária fica polarizada em AL: Gaspar candidato de Bolsonaro e Dantas de Lula
Políticos estaduais preparam palanques para disputa presidencial
A possível candidatura de Alfredo Gaspar ao Governo de Alagoas pelo União Brasil (UB) pode provocar uma polarização na disputa majoritária no Estado. Isso pelo fato de o ex-chefe do Ministério Público Estadual (MP) ser simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL), e o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) ser o apoiador de Lula (PT) para a presidência da República.
Gaspar terá ao seu lado - caso confirme candidatura ao Governo - o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), e o senador, Fernando Collor (PROS), todos “bolsonaristas de carteirinha”. Já Dantas, contará em seu palanque com o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros, ambos do MDB, e “apaixonados” por Lula.
O tom da campanha já foi dado recentemente quando Renan Filho atacou Bolsonaro e teve, de imediato, uma resposta de Arthur Lira. Eles são adversários políticos históricos e continuarão em lados opostos nas eleições de outubro próximo. Agora, a troca de acusações ficaria centralizada entre Gaspar e Dantas.
Vale destacar que um dos motivos que fez o então cansado à Câmara Federal, Alfredo Gaspar, deixar o grupo calheirista foi o fato de não aceitar votar em Paulo Dantas para o Governo.
Correndo por fora, há, ainda, as pré-candidatura do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD); do senador Rodrigo Cunha (PSDB) ou do prefeito JHC (PSB), e a dobradinha Antônio Albuquerque (PTB) e Josan Leite (Republicanos).
Palmeira já tem se posicionado como representante da terceira via. Já os demais são simpatizantes de Jair Bolsonaro, mas não deverão contar com o apoio ou, ao menos, ter o presidente ao lado na foto de campanha por conta de Alfredo Gaspar - “o verdadeiro candidato de Bolsonaro”.
Resta saber em que palanque Rui Palmeira, JHC/Cunha, AA/Josan Leite estarão na disputa presidencial, já que Lula e Bolsonaro já possuem “donos” em Alagoas.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
