Politicando

Politicando

Politicando

Jó Pereira defende publicação de novo edital para convocar eleições indiretas

Deputada diz que não é possível definir em quem vai votar por conta de impugnações

05/05/2022 16h04
Jó Pereira defende publicação de novo edital para convocar eleições indiretas

A deputada estadual Jó Pereira (PSDB) defendeu, em entrevista ao programa Na Mira da Notícia dessa quarta-feira (04), que a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) publique um edital com novas medidas de regulamentação para a eleição indireta para governador-tampão e vice. Segundo ela, a Lei que autoriza a convocação do pleito estabelece prazos e isso pode resultar na convocação de novas inscrições, após a suspensão da eleição pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando questionada pelo jornalista Berg Morais sobre em quem votará para assumir o Governo de Alagoas para um mandato-tampão, a parlamentar disse que o cenário ainda é incerto. “Não consigo fazer, hoje, essa escolha porque temos várias impugnações apresentadas. Inclusive de impugnações feitas à candidatura do deputado Davi Maia, do próprio Rafael Brito, impugnação feita à candidatura do deputado Paulo Dantas. Foram várias impugnações feitas pela falta de convenção partidárias, outras por falta de filiação partidária. Então, essas impugnações precisam ser decididas pelo parlamento”, destacou.

Jó Pereira destaca que o edital aprovado em Plenário pelos deputados estaduais deixa brechas para que a Mesa Diretora da ALE decida a respeito das impugnações somente no momento em que a sessão extraordinária exclusiva para a eleição indireta for aberta. “Somente a partir desse momento que nós saberemos, efetivamente, quem serão os candidatos”, pontuou.

A parlamentar foi além e narrou a Lei sobre o pleito, que estabelece prazos para o início da votação. “Com essa suspensão da eleição, a própria lei diz que a sessão exclusiva para a eleição deve ser convocada 96 horas antes. E as inscrições serão até 72 horas antes da eleição. Ou seja, pelas regras postas nos poderemos, inclusive, ter novas inscrições. Então, o cenário e muito indefinido para apontar o desfecho disso”.

Jó Pereira também fez questão de destacar que é a favor da eleição indireta, “mas que ela aconteça dentro das regras constitucionais e legais num processo correto e, principalmente, livre de pressão”, concluiu.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos