Politicando
Renan busca levar apoio de Kassab à Lula para tirar Rui Palmeira da disputa pelo Governo de AL
Senador busca fechar acordo para PSD apoiar chapa do PT à presidência
O senador Renan Calheiros (MDB) estaria atuando nos bastidores para costurar uma aliança entre o PSD, de Gilberto Kassab, e o PT, de Lula, para a disputa presidencial. Caso o acordo seja consolidado no cenário nacional, a eleição para o Governo de Alagoas pode ter novos rumos.
Caso Kassab decida apoiar Lula para presidente, o PSD nacional pode impedir que o candidato do partido ao Governo estadual, Rui Palmeira, registre candidatura e fique de fora do pleito. O ex-prefeito de Maceió tem pontuado bem nas pesquisas e em chances de ir ao segundo turno.
O assunto virou pauta da revista IstoÉ, na coluna do jornalista Leandro Mazzini. “Kassab até agora não disse quem seu partido vai apoiar para o Palácio do Planalto. Mas se optar pelo ex-presidente Lula (PT), Kassab pode tirar da pista o seu candidato ao Governo de Alagoas, o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira”, escreveu.
Renan Calheiros apoia a candidatura de Paulo Dantas (MDB) ao Governo. Com a saída de Rui Palmeira, a disputa majoritária fica polarizada entre Dantas e o senador Rodrigo Cunha (União) – este último apoiado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas).
Nos bastidores, interlocutores do grupo situacionista negam as tratativas de Calheiros e Kassab e caracterizam a informação como “fake news”.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.