Blog do Roberto Ventura
A disputa pela hegemonia política de Alagoas

A disputa pela hegemonia política de Alagoas já começou. Basta acompanhar as redes sociais, o noticiário do dia a dia, os comentaristas, analistas e colunistas políticos para comprovar esse fato. Os palanques para as próximas eleições estão aos poucos sendo definidos, provavelmente, isso vale também para 2024.
Arthur Lira tornou-se em um dos mais importantes aliados do presidente Jair Bolsonaro e uma das mais importantes figuras da política brasileira na atualidade é, nada mais nada menos, que o presidente da Câmara Federal.
Lira apoia a chapa para o governo do estado, encabeçada pelo senador Rodrigo Cunha que tem como vice a deputada Jó Pereira. Um problema que poderá afetar o desempenho de Rodrigo é sua neutralidade - declarada por ele - em relação as eleições presidenciais. Enquanto Arthur Lira – um dos maiores apoiadores e idealizadores da candidatura de Rodrigo ao governo de Alagoas - apoia Jair Bolsonaro, cunha já declarou neutralidade nessa questão – pelo menos até o momento -.
Um time de peso está sendo formado – salvo acidente de percurso -, para enfrentar os Calheiros: Lira, JHC, Rodrigo Cunha, Davi Davino Filho, Jó Pereira, Ronaldo Lessa e, provavelmente, Collor de Mello. Caso seja mantido, será um palanque que virá com muita força e poderio político considerável às eleições que se aproximam.
Enquanto isso, Renan Calheiros e Renan Filho têm ao seu lado como políticos de destaque e densidade eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Vitor - que traz consigo vários deputados -, o atual governador Paulo Dantas – uma liderança incontestável no sertão alagoano -, a maioria dos prefeitos, dentre outros.
É claro e evidente que essa disputa pela hegemonia política alagoana provavelmente se estenderá às eleições municipais de 2024, ou seja, onde tiver um candidato a prefeito apoiado por Renan Calheiros e Renan Filho, sem dúvidas, teremos outro apoiado por Arthur Lira, JHC e Rodrigo Cunha.
Por isso, nenhum candidato poderá ser descartado nas futuras eleições municipais e, como a política está sempre em mutação, o resultado do próximo pleito terá um peso muito grande no resultado das eleições de 2024.
E a candidatura e chances do ex-prefeito Rui Palmeira? Aí é uma outra história que analisarei na próxima matéria.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
