Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

O grande objetivo de Fernando Collor de Mello

22/06/2022 12h12 - Atualizado em 22/06/2022 12h12
O grande objetivo de Fernando Collor de Mello

O senador Fernando Collor de Mello (PTB), anunciou que vai disputar as eleições ao governo de Alagoas. É claro e evidente que Collor lança sua candidatura para fazer palanque para o presidente Jair Bolsonaro em solo alagoano.

Collor é um político bastante experiente, tem pesquisas em mãos, não seria louco e nem inocente ao ponto de disputar a única vaga para o Senado Federal contra Renan Filho - onde suas chances seriam zero -, e comprar essa briga sabendo que isso poderia acabar de vez com sua carreira política. Além de outros fatores, o ex-governador conta com o apoio o apoio de seu sucessor, o governador Paulo Dantas, e da maioria dos prefeitos alagoanos.

Fernando Collor sabe que terá uma parada indigesta porque, hoje, três candidatos estão empatados tecnicamente de acordo com alguns institutos de pesquisa: Rodrigo Cunha, Paulo Dantas e Rui Palmeira.

O ex-presidente tem consciência que as chances de ele chegar ao governo do estado são mínimas, nem mesmo os mais fanáticos acreditam em uma vitória, entretanto, não se pode subestimar um político que em menos de trinta dias conseguiu derrotar um governador que, além de bem-avaliado, estava a oito anos no mandato – no caso Ronaldo Lessa -.

Comparo a candidatura de Fernando Collor a uma pessoa que joga seis dezenas na loteria, esse, estará na disputa, mas suas chances são remotas em relação aos que apostam o limite máximo de dezenas.

Collor é um político bastante experiente, possuidor de um cacife e potencial político muito grande, inteligente, excelente desenvoltura e até certo ponto poder de convencimento em seus discursos, mas, apesar de todos esses requisitos, esses detalhes pessoais não são suficientes para uma possível vitória em 2024.

Por outro lado, em caso de vitória de Bolsonaro, com certeza Collor poderá vir a ser ministro de Estado. Acredito que por seu currículo internacional, seu bom relacionamento com diversas autoridades internacionais, ele poderá vir a ser, quem sabe, ministro das relações exteriores.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos