Politicando
Arthur Lira e Alfredo Gaspar travam “batalha silenciosa” pelo título de deputado federal mais votado
Pesquisas de consumo interno correm entre as lideranças políticas do Estado
Uma “batalha silenciosa” está sendo travada nos bastidores das eleições deste ano entre o ex-secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Alfredo Gaspar (União), e o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas). Eles disputam o título de deputado federal mais votado por Alagoas.
Pesquisas de consumo interno correm entre as lideranças políticas do Estado mostrando o favoritismo de Gaspar e Lira. Há, porém, uma análise sendo feita por especialistas em torno da diferença do eleitorado de cada pré-candidato, o que pode influenciar no resultado final nas urnas.
Embora esteja no mandato e com o apoio de diversos prefeitos do interior do Estado, Artur Lira fica em desvantagem por conta do trabalho desempenhado por Alfredo Gaspar não apenas na SSP, mas como chefe do Ministério Público Estadual (MP), se transformando num dos principais nomes que lutam contra a corrupção no Estado.
Em sua defesa, Gaspar terá o famoso “voto de revolta” onde as mais diversas classes, de diferentes faixas etárias, clamam por mudança no sistema penal que favorece a prática de crimes hediondos na sociedade e de corrupção no serviço público.
Alfredo Gaspar e Arthur Lira estão no mesmo grupo político que tem o senador licenciado Rodrigo Cunha (UB) como pré-candidato ao Governo, e o apoio do prefeito de Maceió, JHC (PSB).
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Fernanda Cavalcanti leva entrega de peixe aos moradores do Passo de Camaragibe
Carro cai em cratera aberta após chuvas no bairro da Ponta Verde, em Maceió
Polícia cumpre mandados e apreende celulares em cidades de AL e PE
Ifal Maragogi abre seleção para contratar estagiários de Pedagogia
Semana Santa: Nutricionista orienta sobre consumo consciente de peixes e chocolates
