Bastidores

Bastidores

Bastidores

Cientista política descarta polarização e vê Paulo Dantas no 2º turno

08/08/2022 12h12
Cientista política descarta polarização e vê Paulo Dantas no 2º turno

Em entrevista ao Portal 7Segundos, a cientista política Luciana Santana descartou, no atual momento, a existência de polarização nas eleições para o Governo de Alagoas. Para a analista, o atual cenário político aponta para o segundo turno com o candidato à reeleição Paulo Dantas, garantido de forma “confortável”, mas ela não garante quem irá para essa disputa com ele. “A gente tem um cenário muito incerto para quem vai para o segundo turno disputar com Paulo Dantas. Há três nomes [Fernando Collor, Rodrigo Cunha e Rui Palmeira] que aparecem competitivos. Qualquer um desses três pode avançar e chegar ao segundo turno”, disse Luciana Santana.

De acordo com Luciana Santana, o cenário político está bastante competitivo, com uma tendência a presidencialização. “Quem se posiciona vínculo à candidatura à imagem dos presidenciáveis Jair Bolsonaro e Lula, têm grandes chances de ser bem-sucedido, nas eleições”, disse.

Quanto ao segundo turno para o Governo de Alagoas, a analista garantiu que Paulo Dantas está garantido, segundo ela, com muita tranquilidade. “Se você me perguntar quem é que eu vejo com grandes chances de ir para o segundo turno, eu responderia: ‘Fernando Collor, por ter se posicionado em relação a um palanque presidenciável, e o segundo nome é o do Rodrigo Cunha pela estrutura, questão de recursos, apoios, e por ter por trás dele o deputado federal Arthur Lira, que é um grande afiançador’. Esses são os dois principais nomes. E aí, você pergunta: ‘E o Rui Palmeira? Ele ainda está bastante competitivo, mas vai depender de como a campanha dele vai acontecer. Eu não consigo perceber o que ele tem em relação à estrutura e se ela é capaz de levá-lo ao segundo turno. Acho difícil, mas não impossível”.

Questionada sobre o que o resultado dessas eleições pode trazer para o cenário da política alagoano, Luciana Santana disse que o final do pleito vai revelar qual das duas principais forças políticas de Alagoas, o senador Renan Calheiros e o deputado federal Arthur Lira, terminou vitoriosa. “Alagoas tem dois grandes grupos: um que gira em torno de Renan Calheiro e o outro, em Arthur Lira, que são as duas principais forças políticas do estado. Essa eleição vai sinalizar como essas duas lideranças vão sair dessa eleição”.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos