Politicando

Politicando

Politicando

Dudu Hollanda tem candidatura indeferida e está fora da corrida eleitoral para deputado estadual

Por unanimidade, TRE-AL considerou que o candidato ainda estaria cumprindo pena durante as eleições, mesmo com remição da condenação

22/09/2022 08h08 - Atualizado em 22/09/2022 12h12
Dudu Hollanda tem candidatura indeferida e está fora da corrida eleitoral para deputado estadual

Dudu Hollanda está fora da corrida eleitoral. Ele teve a candidatura a deputado estadual indeferida pela Justiça Eleitoral após uma batalha jurídica que se encerrou no julgamento da quarta-feira (21). Os desembargadores do Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL) decidiram por unanimidade seguir o voto do relator, o desembargador eleitoral Sérgio de Abreu Brito que negou provimento aos embargos e manteve a decisão de indeferir o registro de candidatura do postulante à vaga na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), por pesar contra ele uma condenação criminal com trânsito em julgado, o que acarretou com a suspensão dos direitos políticos dele, que cumpre prisão em regime aberto até 1º de dezembro deste ano.

A defesa ainda apresentou decisão da 16ª Vara de Execuções Penais da Justiça Estadual, reconhecendo a remissão de pena em 50 dias, período referente às 600 horas de um curso feito à distância de Analista Ambiental, por Dudu Holanda.

Porém, o desembargador eleitoral Sérgio de Abreu afirmou que “mesmo abatendo-se 50 dias da pena do candidato condenado criminalmente, ainda assim, ele somente teria cumprido sua pena depois do dia 10 de outubro”. Diante da tese defendida, o relator deixou claro que como o pleito será realizado no dia 2 de outubro, e Dudu Hollanda ainda estaria cumprindo a pena. O magistrado ressaltou ainda que a remição de sua pena não tem o condão de modificar-lhe o status de suspensão dos direitos políticos, o que impossibilita o deferimento de sua candidatura".

Dudu Hollanda foi condenado, em 2016 pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, a 3 anos e 6 meses, por agressão contra Paulo Corintho em 2009, quando os dois eram vereadores por Maceió. O candidato foi a julgamento por arrancar parte da orelha de Corintho com uma mordida durante uma festa de confraternização.

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos