Blog do Roberto Ventura
O que vem a ser o Voto Útil?
O voto útil - ou estratégico -, acontece quando uma disputa por um cargo está polarizada, ou seja, em que as preferências políticas estejam concentradas em apenas dois candidatos ou dois partidos políticos, nesse caso, o voto útil tem a possibilidade de se manifestar. Ele ocorre quando o eleitor vota de forma estratégica em um candidato que não necessariamente é a sua primeira opção.
É por isso que os candidatos melhores posicionados nas pesquisas de intenções de votos fazem campanhas com o objetivo de atrair votos dos candidatos com baixa expressão, que possuam uma baixa pontuação, a fim de decidir a disputa logo no primeiro turno. Essa é uma estratégia adotada por candidatos que estão liderando os números na corrida eleitoral.
Nesse voto, o eleitor abri mão de votar em um candidato de sua preferência para votar no candidato que possui mais chances de vitória, para evitar que o candidato que ele - eleitor - rejeita se eleja.
Eu diria que é um voto que o eleitor dar contra uma pessoa que ele não quer que se eleja, que ele odeia, ou seja, é um voto contra alguém.
O voto útil, é uma estratégia que pode definir as eleições, essa prática geralmente e adotada na reta final da campanha porque esse voto pode ajudar a definir o pleito.
O voto útil é aquele em que o eleitor vota de forma estratégica em um candidato que não necessariamente é a sua primeira opção. O objetivo do eleitor é buscar e evitar ‘um mal maior’ e eleger a melhor alternativa possível e não a alternativa ideal.
O eleitor pensa da seguinte maneira: “Eu voto na primeira opção no candidato da minha preferência, mas como segunda opção por entender que ela será mais bem-sucedida lá na frente, eu voto naquele eu tiver condições de derrotar aquele que eu jamais desejarei que ele se eleja.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional