Politicando

Politicando

Politicando

Deputados alagoanos elogiam com ressalvas discurso de Lula na ONU; 'bolsonaristas' não se manifestam

Rafael Brito (MDB) e Paulão (PT) falaram ao Blog Bastidores

20/09/2023 17h05 - Atualizado em 20/09/2023 17h05
Deputados alagoanos elogiam com ressalvas discurso de Lula na ONU; 'bolsonaristas' não se manifestam

O discurso do presidente Lula (PT) na abertura da assembleia anual da Organização das Nações Unidas (ONU) foi bastante repercutido pelos parlamentares em Brasília, principalmente os da base de apoio do governo.

Um dos parlamentares consultados pelo Blog Bastidores foi Paulão (PT), que reagiu de forma positiva às palavras do presidente em Nova York (EUA). “Discurso de um grande estadista. Tocou em temas fundamentais para o mundo, colocou como prioridade o tema da desigualdade social, pra mim a grande pauta do presidente”, disse.

O petista ressaltou ainda o que ele chama de “sensibilidade” do atual presidente. “É a identidade do Lula, o reconhecimento dele como grande estadista. Com esse discurso, Lula mostra sua capacidade de pensar na humanidade, no ser humano, com sua grande sensibilidade e sua história”, afirmou.

Rafael Brito (MDB) elogiou Lula e fez críticas ao ‘vazio’ das assembleias anteriores, quando Jair Bolsonaro (PL) era o presidente. O deputado ressaltou ainda que em ao menos um ponto, o presidente falhou no discurso.

“Discurso de chefe de estado. O Brasil tem a honrosa prerrogativa de ser o primeiro país a falar na abertura da assembleia. Temos visto nesses últimos anos uma assembleia esvaziada no momento do Brasil. Fala interrompida por aplausos por sete oportunidades”, afirmou.

“No entanto, acho que o presidente continua errando, enquanto não tomar uma atitude mais enérgica em seus discursos em relação a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Não se pode igualar os dois uma vez que a Rússia invadiu um outro país e iniciou uma guerra. Essa é a única falha”, pontuou.

Consultados pelo Blog, os deputados federais Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União) não quiseram se manifestar. Os parlamentares também mantiveram o silêncio nas redes sociais sobre o assunto.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos