Politicando

Politicando

Politicando

Lei da compra de vagas tem inconsistências, diz Jó Pereira

Secretária disse ainda que o autor da lei na câmara não procurou o executivo para tratar do assunto

09/10/2023 17h05 - Atualizado em 10/10/2023 07h07
Lei da compra de vagas tem inconsistências, diz Jó Pereira

Embora aprovada na Câmara de Vereadores de Maceió, a lei da ‘compra de vagas’ em escolas particulares não deverá ser utilizada pela atual secretária de educação de Maceió, Jó Pereira. A gestora afirmou, por mais de uma vez, que pretende priorizar os investimentos em educação pública, ao invés de terceirizar esses recursos para estabelecimentos privados.

Pereira afirmou também que o autor da lei, vereador Leonardo Dias (PL), não a procurou para conversar sobre o projeto. A secretária falou ainda em duas inconsistências na lei, que podem inviabilizar sua aplicação com alunos que podem ser atendidos pela rede municipal.

Jó foi a entrevistada desta segunda-feira (09) no programa Antena Manhã, da Rede Antena 7 de Rádios. O noticiário é uma produção do Grupo 7 Segundos de Comunicação, e vai ao ar de segunda a sexta, das 7 às 10 da manhã, em rede com várias rádios alagoanas e pela TV Farol na capital.

“Foi uma iniciativa do legislativo aprovada recentemente. Eu ainda não tive acesso ao projeto que foi aprovado. Falta uma discussão com a gestão, é uma política que possibilita a abertura de vagas, mas é importante a gente olhar para o orçamento e o custeio da educação pública. Outras nuances, como o transporte escolar e a merenda escolar, como é que fica? É uma lei que ainda precisa ser amadurecida”, disse.

Além desses itens, Jó disse ainda que Dias não a procurou para conversar sobre a lei, e que essa discussão não passa somente pela sua pasta. “Não [nos procurou]. Ele já estava com o projeto de lei em andamento, a gente não chegou a discutir e eu tenho certeza que essa discussão passa não só pela educação, mas pelo orçamento e finanças. É uma lei que precisa de muito amadurecimento, complementando primeiro com outras possibilidades de expansão, garantindo a educação pública”, afirmou.

Pela terceira vez tratando do tema, a secretária se referiu a apoiar a educação pública, antes que a alternativa da transferência de recursos para a rede privada possa ser uma opção. “Sou sempre a favor de uma educação pública, gratuita, inclusiva, tecnológica e de qualidade, e tudo isso é possível fazer”, concluiu.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos