Samila Freire

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QUEM É O SEU ELEITOR? NÃO PERCA TEMPO TENTANDO AGRADAR A TODOS.

31/10/2023 15h03 - Atualizado em 16/11/2023 10h10
QUEM É O SEU ELEITOR? NÃO PERCA TEMPO TENTANDO AGRADAR A TODOS.

Para ser eleito é preciso prestar muita atenção com quem você quer falar. É isso mesmo! Conhecer o seu público-alvo, entender os problemas que eles enfrentam, suas necessidades e interesses é fundamental para elaborar propostas realistas e práticas que atendam às demandas locais e estabelecer uma conexão entre vocês.

Na política - e na vida - é impossível agradar a todos. A chave para o sucesso em sua campanha é identificar e focar no público-alvo ideal. Tentar atingir a todos com uma mensagem genérica e única pode acabar não se conectando verdadeiramente com ninguém. Você precisa segmentar a comunicação para que os assuntos se tornem cada vez mais atrativos.

Com um boa definição de público-alvo, você poderá melhorar as estratégias de marketing para sua campanha, como:

- Desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o seu público;

- Definir os seus canais de comunicação;

- Produzir conteúdo relevante para o público-alvo;

Quando você adapta a comunicação política você começa a estabelecer uma conexão emocional com essas pessoas.

“É só questão de prestar atenção. Atenção é vitalidade. Ela conecta você com os outros.”
(Susan Sotang)

Uma pergunta essencial para definir seu público ideal e garantir o sucesso da sua campanha ou mandato é: Quem você representa ou quer representar?

Há muitas maneiras de definir um público para uma mensagem política eficaz. Você pode segmentar grupos com base em características demográficas, como idade, ocupação ou estado civil e personalizar a mensagem de acordo com as preocupações desse grupo. Pode buscar um enfoque geográfico e escolher uma região específica, como um bairro, cidade ou região, e concentrar-se nas preocupações locais, ou ainda buscar essa conexão através de uma ideologia semelhante, enfatizando os valores compartilhados para ter uma maior identificação e envolvimento com essas pessoas.

Por exemplo, se o público-alvo é composto principalmente por jovens, é preciso usar uma linguagem mais informal e atual, utilizando gírias e referências que sejam relevantes para essa faixa etária. Já se o público-alvo é mais conservador, é importante usar uma linguagem mais formal e tradicional.

É importante lembrar que a comunicação deve ser autêntica e transparente. Adaptar a linguagem e o estilo de comunicação não significa comprometer a integridade ou os valores do político. O objetivo é garantir que a mensagem seja específica e que crie uma conexão mais profunda com o público-alvo.

Portanto, ao definir com clareza o público-alvo, você está dando um passo importante em direção a uma representação política autêntica e significativa das pessoas que deseja representar. Ao compreender suas necessidades e aspirações, você pode construir uma base de apoiadores engajados e pessoas dispostas a agir em prol de suas causas e objetivos. Então, defina quem é seu público-alvo e não perca tempo tentando agradar a todos.

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    Sobre o blog

    Samila Freire Marketing Político. Especialista em Gestão pública com ênfase em cidades inteligentes. Co-fundadora da Agência Vôtti Diretora de criação e conteúdos estratégicos da Vôtti. Palestrante.

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