Politicando
MDB vai sondar nome de Kelmann Vieira como candidato do partido à prefeitura de Maceió
Vereador vai aparecer nas próximas pesquisas internas da legenda sobre a sucessão municipal na capital
Embora adormecida pelo escândalo do colapso das minas da Braskem, uma importante estratégia foi definida pelo MDB para a disputa eleitoral de 2024 em Maceió, ainda antes da eclosão deste capítulo da tragédia.
Com o relógio correndo e sem um nome de peso para rivalizar com o atual prefeito JHC no pleito municipal, a cúpula calheirista autorizou o vereador e ex-secretário Kelmann Vieira (Podemos) a viabilizar o seu nome na eleição majoritária.
Na prática, Kelmann recebeu sinal verde para ‘chamar para si’ a disputa pela prefeitura, fazendo o contraponto ao prefeito na câmara de vereadores. O nome do vereador também será sondado em pesquisas internas, que vão medir o seu índice de popularidade junto ao eleitorado da capital.
É fato que, mesmo antes do escândalo das minas, Kelmann já havia acelerado o motor da oposição ao prefeito na Casa de Mário Guimarães, e isto já estava incomodando o chefe do executivo.
Embora esteja muito aquém do que o MDB precisa, do ponto de vista pessoal de Kelmann uma candidatura majoritária traria a ele mesmo bons resultados. Invariavelmente, ao enfrentar JHC numa disputa direta, o vereadora sairia ‘maior’ do que entrou, mesmo em caso de derrota.
O resultado, mesmo negativo, poderia alçar o delegado à voos maiores em 2026. Como sua esposa, Flávia Cavalcante, é a candidata natural da família a mais um mandato na ALE, Kelmann poderia ser um nome viável à câmara dos deputados.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.