Politicando

Politicando

Politicando

Neto de João Lyra pretende enfrentar prefeita Ceci Hermann em Atalaia nas urnas

Empresário chegou a ser vice-prefeito da cidade entre 2014 e 2016

14/12/2023 17h05
Neto de João Lyra pretende enfrentar prefeita Ceci Hermann em Atalaia nas urnas

A oposição à prefeita de Atalaia, Ceci Hermann (MDB), pode trazer de volta ao município um antigo personagem político de importante sobrenome. Ganha força na cidade a candidatura majoritária do ex-prefeito da cidade, Fernando Lyra. O político é filho de Thereza Collor e neto do empresário João Lyra, falecido em 2021.

Fernando chegou a ser vice-prefeito de Atalaia de 2014 a 2016, durante o mandato do titular Zé de Pedrinho. A chapa de Lyra terminou em segundo lugar nas eleições de 2012, mas assumiu o município após a cassação do prefeito eleito, Mano (PTB).

Lyra costura seu retorno ao município com apoio de um velho ex-aliado de Ceci Hermann, que agora pretende derrotá-la: o prefeito de Pilar e seu ex-marido Renato Filho (PSC), além de sua mãe, a deputada estadual Fátima Canuto (MDB).

De olho em 2026, quando pode ser candidato ao governo do estado, o prefeito de Maceió JHC (PL) também deve subir no palanque de Fernando Lyra em oposição à atual prefeita, que é aliada do governador Paulo Dantas (MDB).

Apesar da alta popularidade em Atalaia, Ceci deve enfrentar um grupo de oposição que vem com força para tentar retomar o executivo. Até a separação conjugal, Renato Filho dividia o poder com a prefeita, que ‘assumiu as rédeas’ da cidade sozinha.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos