Politicando
Bancada alagoana em peso derruba veto do presidente Lula a desoneração da folha
Apenas dois parlamentares votaram pela manutenção do veto presidencial

A chamada desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia brasileira vai continuar valendo pelos próximos quatro anos. O veto a esta proposta, que havia sido dado pelo presidente Lula (PT), caiu na noite desta quinta-feira (14) em sessão conjunta da câmara e do senado.
Do conjunto de 12 parlamentares alagoanos (nove deputados e três senadores), apenas dois votaram pela manutenção do veto do presidente: o deputado Paulão (PT) e o senador Renan Filho (MDB), que é ministro dos transportes do governo federal.
Outros sete parlamentares derrubaram o veto do presidente - inclusive alguns que vinham sendo fiéis a Lula: o senador Rodrigo Cunha (Podemos) e os deputados Daniel Barbosa (PP), Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP), Rafael Brito (MDB), Luciano Amaral (PV) e Fábio Costa (PP).
Considerando matérias importantes para o governo, Rafael Brito, Daniel Barbosa e Luciano Amaral, que vinham sendo fiéis a Lula, registraram seus primeiros votos contrários a uma proposta presidencial. Gaspar e o delegado Fábio Costa seguiram o fluxo da oposição.
Desgostoso com Lula e insatisfeito com os rumos da CPI que criou no senado, Renan Calheiros (MDB) se ausentou da sessão, e levou com ele o deputado Isnaldo Bulhões (MDB). Foram os únicos da bancada alagoana que não registraram suas posições.
A desoneração da folha consome cerca de 9 bilhões de reais em renúncia fiscal por parte do governo federal, e vem sendo executada desde o ano de 2012. A atual proposta valeria até 31/12 deste ano, e Lula esperava o fim da ação para poder bater a meta fiscal zero em 2024.
Com o veto derrubado, a lei continua valendo por mais quatro anos, até 31/12 de 2027.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Projeto 'Cuidar de quem cuida' oferece qualidade de vida a servidores da Saúde

Suspeito de integrar facção criminosa é preso em Marechal Deodoro durante operação nacional

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Suspeita de integrar grupo responsável por distribuir 140 kg de maconha

Homem que tentou estuprar menina de 12 anos e mordeu suas partes íntimas é preso em Maceió
