Politicando
Bancada alagoana em peso derruba veto do presidente Lula a desoneração da folha
Apenas dois parlamentares votaram pela manutenção do veto presidencial
A chamada desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia brasileira vai continuar valendo pelos próximos quatro anos. O veto a esta proposta, que havia sido dado pelo presidente Lula (PT), caiu na noite desta quinta-feira (14) em sessão conjunta da câmara e do senado.
Do conjunto de 12 parlamentares alagoanos (nove deputados e três senadores), apenas dois votaram pela manutenção do veto do presidente: o deputado Paulão (PT) e o senador Renan Filho (MDB), que é ministro dos transportes do governo federal.
Outros sete parlamentares derrubaram o veto do presidente - inclusive alguns que vinham sendo fiéis a Lula: o senador Rodrigo Cunha (Podemos) e os deputados Daniel Barbosa (PP), Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP), Rafael Brito (MDB), Luciano Amaral (PV) e Fábio Costa (PP).
Considerando matérias importantes para o governo, Rafael Brito, Daniel Barbosa e Luciano Amaral, que vinham sendo fiéis a Lula, registraram seus primeiros votos contrários a uma proposta presidencial. Gaspar e o delegado Fábio Costa seguiram o fluxo da oposição.
Desgostoso com Lula e insatisfeito com os rumos da CPI que criou no senado, Renan Calheiros (MDB) se ausentou da sessão, e levou com ele o deputado Isnaldo Bulhões (MDB). Foram os únicos da bancada alagoana que não registraram suas posições.
A desoneração da folha consome cerca de 9 bilhões de reais em renúncia fiscal por parte do governo federal, e vem sendo executada desde o ano de 2012. A atual proposta valeria até 31/12 deste ano, e Lula esperava o fim da ação para poder bater a meta fiscal zero em 2024.
Com o veto derrubado, a lei continua valendo por mais quatro anos, até 31/12 de 2027.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Vereadora que defende causa animal recebe caixa com cachorro morto
Confira os números da Lotofácil 3729 sorteados hoje (7/7)
