Politicando

Politicando

Politicando

Lean Araújo deverá ser pela quarta vez Procurador Geral de Justiça de AL

MP-AL escolhe novo PGJ e pode indicar até dois novos desembargadores ao TJ

09/01/2024 17h05
Lean Araújo deverá ser pela quarta vez Procurador Geral de Justiça de AL

O experiente procurador Lean Araújo deve ser alçado pela quarta vez à chefia do Ministério Público do Estado de Alagoas. Não há neste momento (nem deve haver) nenhum outro nome na eleição que deve acontecer ainda este mês.

Araújo vai suceder o atual PGJ Márcio Roberto, que deixa o MP após mandato completo de dois anos. Márcio vai ‘subir de posto’; deixa a chefia do órgão e será também candidato único à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas - na vaga deixada pelo aposentado desembargador Malta Marques.

Com PGJ e vaga no TJ já resolvidos, resta ao MP aguardar o desenrolar das ações que tramitam no STF com relação ao retorno (ou não) do desembargador afastado Washington Luís. Relembrando: Washington foi aposentado compulsoriamente pelo CNJ em agosto do ano passado.

O recurso final sobre o retorno do desembargador afastado está nas mãos do ministro Dias Toffoli, e não tem prazo para ser julgado. Até lá, o TJ convocou o juiz Alberto Jorge para assumir os processos que estavam sob sua responsabilidade.

Embora nunca se saiba o que realmente acontecerá, a tendência é que o STF mantenha a aposentadoria do ex-desembargador, o que abre mais uma vaga no TJ alagoano - que deve ser ocupada por um indicado do Ministério Público.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos