Politicando
Renan Calheiros perde processo que poderia tirar JHC das eleições
Senador pedia a inelegibilidade do prefeito de Maceió
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) rejeitou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo MDB do senador Renan Calheiros. O alvo da ação era o prefeito de Maceió, JHC (PL) e seu irmão, João Antônio Henrique Caldas,que foi candidato a deputado federal em 2022.
O MDB alegava que os irmãos Caldas causaram confusão mental nos eleitores nas eleições em 2022, quando o irmão do prefeito JHC usou o nome “Dr. JHC”. De acordo com o partido dirigido por Renan, a utilização desse nome poderia ter influenciado indevidamente os votos em favor de JHC, prefeito da capital, caracterizando suposta fraude eleitoral.
A semelhança de nomes, cores, fontes e insígnias entre os candidatos teria, segundo o MDB, contribuído para esta confusão.
As acusações contra os irmãos Caldas dizem, ainda, que haviam sido distribuídos panfletos contendo apenas a foto de JHC com o objetivo de manipular o eleitor.
O Tribunal esclareceu que apenas 500 panfletos, de um total de 400 mil, chegaram a ser entregues.
Diante das acusações, o TRE-AL rejeitou as alegações dizendo que não houve comprovação de fraude eleitoral. Os desembargadores ressaltaram, ainda, que o próprio tribunal havia autorizado a utilização do nome “JHC” pelo irmão do prefeito de Maceió.
O pleno do TRE decidiu, por unanimidade, que o pedido de condenação seria improcedente. A ação movida por Renan Calheiros pedia que JHC e seu irmão ficassem inelegíveis por oito anos.
A decisão do TRE-AL desta terça-feira (30), mantém JHC habilitado para disputar a reeleição em outubro.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Homem é morto a tiros em via pública no bairro Rio Novo, em Maceió
Polícia indicia duas pessoas após morte em clínica clandestina de aborto em Arapiraca
Oplit recupera motocicleta após rastreamento em condomínio de Maceió
Motorista de aplicativo é esfaqueado dez vezes durante corrida em Maceió
Inhapi decreta situação de estiagem por 180 dias após falta de chuvas
