Politicando
Renan Calheiros perde processo que poderia tirar JHC das eleições
Senador pedia a inelegibilidade do prefeito de Maceió

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) rejeitou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo MDB do senador Renan Calheiros. O alvo da ação era o prefeito de Maceió, JHC (PL) e seu irmão, João Antônio Henrique Caldas,que foi candidato a deputado federal em 2022.
O MDB alegava que os irmãos Caldas causaram confusão mental nos eleitores nas eleições em 2022, quando o irmão do prefeito JHC usou o nome “Dr. JHC”. De acordo com o partido dirigido por Renan, a utilização desse nome poderia ter influenciado indevidamente os votos em favor de JHC, prefeito da capital, caracterizando suposta fraude eleitoral.
A semelhança de nomes, cores, fontes e insígnias entre os candidatos teria, segundo o MDB, contribuído para esta confusão.
As acusações contra os irmãos Caldas dizem, ainda, que haviam sido distribuídos panfletos contendo apenas a foto de JHC com o objetivo de manipular o eleitor.
O Tribunal esclareceu que apenas 500 panfletos, de um total de 400 mil, chegaram a ser entregues.
Diante das acusações, o TRE-AL rejeitou as alegações dizendo que não houve comprovação de fraude eleitoral. Os desembargadores ressaltaram, ainda, que o próprio tribunal havia autorizado a utilização do nome “JHC” pelo irmão do prefeito de Maceió.
O pleno do TRE decidiu, por unanimidade, que o pedido de condenação seria improcedente. A ação movida por Renan Calheiros pedia que JHC e seu irmão ficassem inelegíveis por oito anos.
A decisão do TRE-AL desta terça-feira (30), mantém JHC habilitado para disputar a reeleição em outubro.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Com resistências, Câmara discute pacote de mudanças no regimento

Motorista de carro de luxo foge após atropelar turista de 12 anos na faixa de pedestres

Entenda novas regras para aumentar segurança no uso do PIX

Biblioteca Pública Estadual Graciliano realiza 3ª edição da ação 'Mulher se ama, mulher se cuida!'

Jovem que morreu em acidente grave de carro era pai e empreendedor
