Politicando
‘Jacaré’ contra ‘coruja’, a disputa dos blocos e grupos políticos de São Luís do Quitunde
Carnaval da cidade marcou o desfile de dois grupos em um município polarizado
Como uma das tradições alagoanas em ano eleitoral, a política adentrou e foi parte da folia de carnaval - principalmente em municípios com maior nível de polarização. Dentre as cidades nesta condição, está São Luís do Quitunde, no norte do estado.
Durante o carnaval, os quitundenses observaram na cidade o fenômeno da “disputa dos bichos”, presente no desfile dos dois principais blocos carnavalescos da cidade. Na sexta-feira (09), foi a vez do Bloco do Jacaré, conglomerado formado pelo grupo político do ex-prefeito Cícero Cavalcante e da atual prefeita, Fernanda Cavalcante.
Durante o animado cortejo pelas ruas da cidade, gravado em vários vídeos por Cícero, foi possível notar o peso que o cacique político proporcionou ao bloco. Entre um vídeo e outro, ele ainda provocava a hoje principal candidata da oposição - Vicka Pacheco, apelidada de ‘coruja’.
Cícero é o líder do grupo político que governa São Luís há duas gestões com Fernanda Cavalcante. Tem o apoio e a sustentação do governador Paulo Dantas e principalmente da família Calheiros, velha aliada na região.
No entanto, na disputa ‘animal’, o carnaval da cidade também teve, na quinta (08), o Bloco Mandacaru na Folia, originalmente uma tradicional quadrilha junina que pela primeira vez se tornou bloco - vitaminada pela pré-candidatura de Vicka Pacheco, a ‘coruja’.
Vicka alimenta o desejo de ser prefeita de São Luís e tem o apoio do deputado Arthur Lira, que por sua vez deseja ‘invadir’ alguns territórios dos Calheiros, dentre eles a cidade do norte alagoano. Lira foi um dos patrocinadores do bloco.
Há quem diga que o ‘Jacaré’, impulsionado pela mão forte da prefeitura, foi mais frequentado do que o da ‘coruja’ - que também mostrou força, ao sair no carnaval pela primeira vez. A disputa promete.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Homem foge por ruas de Arapiraca e acaba detido com 2 g de maconha em Arapiraca
Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante operação em Coruripe
Ex-PM foragido há mais de dois anos por homicídio é preso em Arapiraca
Alagoas embarca 100 alunos da rede pública para intercâmbio na Inglaterra
[Vídeo] Atualização do Plano Diretor de Maceió mobiliza vereadores e sociedade civil
