Politicando

Politicando

Politicando

Relatório do Banco do Brasil aponta AL como o quarto estado do Brasil com maior crescimento do PIB

Documento afirma que estado cresceu mais que o dobro do que o PIB do país

16/02/2024 17h05
Relatório do Banco do Brasil aponta AL como o quarto estado do Brasil com maior crescimento do PIB

Um relatório preliminar do Banco do Brasil, que antecipa tendências dos números oficiais do IBGE, apontou o estado de Alagoas como o que alcançou o quarto maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023, e o maior índice do nordeste.

No ano destacado, Alagoas obteve um crescimento do PIB de 6,5%, mais que o dobro do crescimento nacional, que ficou em 3%. Apenas os estados de Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul ficaram à frente no ranking - impulsionados pelos recordes na produção agropecuária.

Na região nordeste, Alagoas ficou à frente de potências regionais, como o Maranhão (em 2º, com crescimento de 5,7%) e Bahia (em 10º, com crescimento de 3,9%). Nosso vizinho Pernambuco ficou em 23º, com crescimento de 2,3%.

O resultado positivo para a economia alagoana foi comemorado pela secretária de fazenda do estado, Renata dos Santos, que postou a conquista em suas redes sociais. Renata é a gestora das finanças estaduais desde 2023.


Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos