Politicando

Politicando

Politicando

Podemos articula chapa proporcional e pode tirar vereadores do ‘chapão da morte’ do PL

Marcelo Palmeira conversa com outros parlamentares do partido e outros nomes fortes

29/02/2024 17h05 - Atualizado em 29/02/2024 17h05
Podemos articula chapa proporcional e pode tirar vereadores do ‘chapão da morte’ do PL

Ainda que a decisão de JHC, presidente estadual do PL, seja a de que o partido terá um único ‘chapão’ na capital com até 13 vereadores de mandato, outros partidos se movimentam discretamente e podem rachar este grupo, levando alguns nomes para outras chapas.

É o que ocorre com o Podemos, que mesmo presidido atualmente pelo empresário Edlúcio Donato, ainda sofre forte influência do vereador Marcelo Palmeira. O parlamentar era o ‘dono’ do PSC, que fundiu-se ao Podemos recentemente.

E é Palmeira quem garimpa, dentre os vereadores da base jotista, alguns nomes que possam romper o compromisso com o PL e cerrar fileiras na chapa do Podemos, junto ao próprio Marcelo, que tentará sua reeleição.

Os bastidores apontam que alguns parlamentares-mirins foram contactados por Marcelo, e ficaram de dar uma resposta. Reside na proposta do Podemos uma vantagem em relação ao PL: uma chapa mais enxuta, onde os vereadores ‘sofreriam’ menos atrás do voto.

Além do próprio Edlúcio, os vereadores Fábio Rogério, Rodolfo Barros e Cleber Costa foram procurados. Jonatas Omena, que assumirá o espólio político de Francisco Sales, também foi sondado. A mesa de negociação segue em aberto.

Por enquanto, JHC ainda não se manifestou sobre as movimentações - mas todos, vereadores e postulantes à câmara, sabem do intuito do gestor em querer todo mundo ‘junto e misturado’ no PL. Não se sabe a consequência a quem não seguir a orientação do chefe.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos