Politicando
Márcio Roberto é escolhido pelo governador como novo desembargador do TJ-AL
Ato que oficializa o ex-procurador geral do estado foi assinado nesta segunda (11)
O Procurador Geral de Justiça do estado de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, é o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. O ato que oficializa a nomeação foi assinado nesta segunda-feira (11) pelo governador Paulo Dantas (MDB).
Márcio Roberto foi escolhido a partir de uma lista tríplice entregue pelo Ministério Público do estado ao Tribunal de Justiça. Foi o próprio presidente do TJ-AL, desembargador Fernando Tourinho, que foi ao Palácio Zumbi dos Palmares entregar a lista a Dantas.
O novo desembargador assume a vaga que era de José Carlos Malta Marques, que se aposentou por idade em janeiro deste ano.
A liturgia da escolha do novo desembargador foi cumprida pelo MP e pelo TJ, mas a escolha de Márcio Roberto já estava alinhada politicamente entre os órgãos e o governador. Não há atualmente no MP nenhuma ‘corrente’ divergente após a saída de Alfredo Gaspar.
Com a escolha de Márcio, resta ao TJ agora aguardar a decisão do STF, que ainda não se pronunciou sobre a volta ou não de Washington Luís ao colegiado. Ele foi aposentado compulsoriamente pelo CNJ, mas lançou recurso na corte superior, que está suspenso após pedido de vistas do ministro Dias Toffoli.
Em caso de negativa ao recurso, o TJ abre novo processo para escolha, que novamente sairá do MP-AL, pelo sistema de rodízio que preconiza a lei.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.