Politicando

Politicando

Politicando

Advogado Welton Roberto pode pintar como vice de Rafael Brito, indicado pelo PT

Núcleo de campanha do deputado vê com bons olhos um nome acadêmico e vinculado à educação para a função

22/03/2024 17h05
Advogado Welton Roberto pode pintar como vice de Rafael Brito, indicado pelo PT

Uma notícia balança o cenário político da capital alagoana nesta sexta-feira (22), além da filiação da vereadora Teca Nelma ao PT - e também envolve o Partido dos Trabalhadores: a indicação do vice de Rafael Brito, que será anunciado como o nome do MDB na segunda-feira (25).

Tratado inicialmente como boato, a circulação do nome do advogado Welton Roberto como o vice do emedebista, representando o PT, ganhou força nos bastidores, e hoje é tratada até entre tendências petistas como uma boa possibilidade.

O Blog Politicando apurou que o núcleo-duro da campanha de Rafael - dentre eles o governador Paulo Dantas - pretende ter como vice um nome ligado à educação e à ciência, como forma de nacionalizar o debate e contrapor o PL, partido de JHC e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nessa linha, o MDB sondou lideranças da UFAL para que elas indicassem nomes - dentre eles, aparece o de Welton Roberto. Além de advogado criminalista, Roberto é professor da faculdade de direito da UFAL e tem proximidade com o reitor Josealdo Tonholo.

Para fechar a equação, Welton é filiado ao PT e já foi candidato a deputado estadual e a vereador pela legenda em eleições passadas. Rafael Brito já deu o sinal verde para um vice do partido, o que pode aproximá-lo do presidente Lula - e quem sabe o motive a pisar em Maceió para fazer campanha.

Caso o nome de Welton seja validado pela cúpula da campanha de Brito, restará ao partido alinhar as expectativas em relação à indicação de um vice, já que o plano atual da sigla é lançar o advogado Ricardo Barbosa como candidato majoritário.

A mudança de rumos, mais uma vez, pode causar mais uma ferida no PT de Maceió, que já teve que ‘engolir’ a filiação de Teca Nelma e sua inclusão na chapa de vereadores da federação. Agora, teria que retirar o nome de Barbosa, um ‘petista raiz’, para incluir o de Welton, militante sem função administrativa na legenda.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos