Politicando
Paulo Dantas devolve Carla Dantas para a ALE, e Galba Novaes fica sem mandato
A mudança de secretariado é vista como uma resposta ao posicionamento de Galba Netto em sair do MDB
A janela partidária começa a produzir, no governo do estado, seus primeiros efeitos políticos práticos - um deles ocorreu na tarde desta quarta-feira (27). O governador Paulo Dantas (MDB) devolveu a deputada licenciada Carla Dantas (MDB) para a Assembleia Legislativa.
Dantas nomeou para a Secretaria de Agricultura a então gestora da pasta de Cidadania e Pessoa com Deficiência do Estado, Aline Rodrigues. Para o seu lugar no antigo posto, assume sua adjunta Arabella Mendonça.
Como efeito imediato do retorno de Carla para a ALE, o atual titular do mandato Galba Novaes volta para a suplência - ou seja, fica sem cargo. Nos bastidores, o governador também está ‘passando a faca’ nos comissionados de Galba, o que significa que os Novaes definitivamente perdem seus espaços com o grupo palaciano.
O movimento de Paulo é uma resposta política à estratégia de Galba Netto, que se posiciona para ser o vice de JHC nas eleições municipais. Recentemente, Netto tomou para si o PRD (ex-PTB) e reluta em assinar a ficha do PL - mas o certo é que está de saída do MDB.
Uma última conversa com os Galba aconteceu nesta semana. Netto foi convidado a continuar no MDB e manter os espaços no governo, mas preferiu manter o foco em ser vice do atual prefeito. Com isso, Galba pai perdeu o mandato. O agora ex-deputado já apareceu em um ato ao lado do prefeito JHC, no Benedito Bentes.
Os acontecimentos devem acelerar a escolha de um partido por Galba Netto - O PRD, caso insista na estratégia de ser vice, ou o PL, caso aceite ser o ‘ponta de lança’ da chapa de vereadores do partido. A conferir.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.