Politicando
Incra e UFAL: Em Alagoas, Lula sofre desgaste com setores da esquerda que lhe sustentaram
Acostumado a enfrentar a insurgência de conservadores, presidente convive agora com pressão de setores da esquerda

Acostumado a enfrentar resistência de aliados às suas medidas como presidente da República, Lula enfrenta um tipo de rebeldia diferente neste seu terceiro mandato: o de categorias intrinsecamente alinhadas ao seu governo e seu partido, o PT.
Em Alagoas, Lula enfrenta surpreso a rebeldia de duas frentes altamente ‘esquerdizadas’: os professores e técnicos da Universidade Federal de Alagoas, e os movimentos de luta pela terra, através da indicação para a chefia do Incra no estado.
Docentes e técnicos da Ufal entraram em greve na última segunda-feira (29), em busca de reposição salarial e contra a redução no orçamento da universidade. O resultado prático do movimento é o atraso ainda maior do calendário universitário, que já andava bastante comprometido por paralisações anteriores.
Já os movimentos sociais ocupam desde o final de semana a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em protesto contra a manutenção do controle do deputado Arthur Lira sobre o comando do órgão.
Apesar de terem conseguido derrubar o antigo superintendente primo de Lira, o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira garantiu ao deputado a indicação do seu substituto. O fato revoltou os movimentos, que prometem endurecer a resistência até que um nome alinhado às causas assuma o cargo.
Não é fácil a vida de Lula em Alagoas - além de ter que enfrentar o conservadorismo dos políticos locais que por ora compõem o seu governo, o presidente tem que lidar ainda com os motins organizados pela própria esquerda.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
