Politicando

Politicando

Politicando

Secretários ligados ao PP de Arthur Lira deixam cargos na prefeitura de Maceió até 5 de junho

Pela lei, gestores precisam se desincompatibilizar das funções para poder concorrer nas eleições

22/05/2024 17h05 - Atualizado em 22/05/2024 17h05
Secretários ligados ao PP de Arthur Lira deixam cargos na prefeitura de Maceió até 5 de junho

Paralelamente às movimentações do ex-deputado Davi Davino no sentido de viabilizar seu nome nas eleições majoritárias ainda este ano, o PP de Arthur Lira planeja entregar os cargos de outros eminentes membros da legenda na prefeitura de Maceió.

O prazo para desincompatibilização de quem está em cargos de confiança e deseja se candidatar a cargo majoritário (no caso, prefeito ou vice) é até 120 dias antes de 6 de outubro - ou seja, próximo dia 6 de junho.

O PP e Lira, que por enquanto trata a candidatura independente de Davi Davino como especulação, seguem o plano inicial: colocar à disposição de JHC dois ou três nomes para que ele escolha um como o seu vice.

Dessa forma, devem deixar suas funções na gestão municipal, além do próprio Davi Davino que é secretário de Relações Federativas, o gestor da saúde municipal, Luiz Romero Farias.

Nas últimas semanas, perdeu força o nome da ex-deputada Jó Pereira para esta função - o que pode fazer com que ela não precise deixar o cargo de secretária municipal de educação, e continue na gestão de JHC.

Mesmo ciente dos bastidores, que apontam o nome do senador Rodrigo Cunha como praticamente acertado para ser vice, Arthur Lira vai seguir a liturgia e entregar seus nomes para análise de JHC - a quem vai caber dar a má notícia para o presidente da câmara, ou mudar de posição e considerar as opções progressistas.

De quebra, a negativa de JHC em ceder a função a Arthur e a possibilidade do PP lançar Davi à prefeitura ainda podem causar um efeito colateral nada agradável ao atual prefeito - uma mudança de palanque do deputado federal Alfredo Gaspar, que está com J mas é ligado a Lira.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos