Politicando
Renan Filho cogita voltar a disputar governo de AL em 2026, diz colunista
Atual ministro de Lula vê retorno ao estado como um ‘plano B’ nas próximas eleições estaduais
A política, as relações de poder e as eleições de 2026 em Alagoas continuam a despertar o interesse da mídia nacional - desta vez, do colunista político Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Em sua apuração, o profissional afirma que descobriu junto a fontes em Brasília, que o ex-governador Renan Filho (MDB) pode sim assumir a tarefa de ser o candidato governista à sucessão de Paulo Dantas em 2026.
O jornalista, entretanto, ressalva que esta não é a primeira opção do atual ministro dos transportes, segundo contam as fontes. Hoje com projeção nacional, Renanzinho gostaria de continuar por mais algum tempo no centro do poder.
O ministro trabalha para, como plano A, ser um possível vice de Lula em sua reeleição ao Palácio do Planalto - e logo após a aposentadoria do presidente, quem sabe, assumir uma candidatura majoritária nacional.
No entanto, Renanzinho pode retornar ao estado por um motivo quase pessoal: ajudar o pai, Renan Calheiros, a conseguir mais um mandato como senador, tarefa que não será tão fácil considerando os demais nomes que se projetam atualmente.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.