Politicando

Politicando

Politicando

Chegou a hora deles: Em Alagoas, a moda é ser tio - Tio Rafa, Tia Júlia, Tia Fátima

Substantivo virou moda ao mesclar forma carinhosa de tratamento com permissividade da lei

19/06/2024 17h05 - Atualizado em 19/06/2024 17h05
Chegou a hora deles: Em Alagoas, a moda é ser tio - Tio Rafa, Tia Júlia, Tia Fátima

De tempos em tempos, os marqueteiros - esses personagens cada vez mais centrais numa disputa política - conseguem acertar em um termo, uma palavra ou uma imagem que define perfeitamente o político da ocasião que desejam construir.

Pois bem, a ‘moda’ da vez parece que já foi identificada, e começa a ser usada em série onde lhe couber - chegou a vez dos tios e das tias.

Justiça seja feita, o precursor do termo já fez uso dele nas eleições de 2022, e acabou tendo êxito na tarefa. Foi Rafael Brito, que por força de sua passagem pela secretaria estadual de educação, tornou-se o ‘Tio Rafa’ - expressão até hoje utilizada por alunos da rede estadual para se referir a ele.

A alcunha continuará a ser utilizada pelo deputado nas eleições deste ano - ele mesmo já se apresentou dessa forma no vídeo que marca o lançamento da sua pré-candidatura, no início da semana.

O segundo personagem a usá-lo não foi um marqueteiro profissional, embora também seja um excelente comunicador. Foi o prefeito Júlio Cézar, de Palmeira dos Índios, quem também cunhou o termo ‘Tia Júlia’ à sua candidata na sucessão municipal, Luíza Júlia, professora da rede municipal de ensino.

Atento ao cenário, agora foi a vez do prefeito de Pilar, Renato Filho, atrelar o tratamento carinhoso à sua candidata, como se pode ver em um dos seus materiais de pré-campanha junto a Fátima Resende, sua tia e candidata à prefeitura da cidade.

Ao mesmo tempo em que confere um ar de carinho e acolhimento ao candidato (quem não tem um tio ou uma tia legal?), o tratamento atende aos requisitos da lei eleitoral, já que o tio não é um parente do círculo familiar principal, e pode ser utilizado livremente em um projeto de manutenção do poder.

Se a moda pega… os tios que se preparem, porque serão os preferidos nas escolhas do poder daqui pra frente. O marketing, essa peça cada vez mais importante numa engrenagem de campanha, já vem pronto.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos