Politicando
Ex-deputado Maurício Quintella se reúne com Arthur Lira - e pode ajudá-lo na eleição da Câmara em 2025
Atualmente no IRB, Quintella foi quatro vezes deputado federal
Após ser derrotado na última vez em que disputou um mandato nas urnas, em 2022, o ex-deputado federal Maurício Quintella abandonou (ao menos por enquanto) a vida política diária.
Quintella atualmente é o presidente do conselho de administração do IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, empresa de capital privado cujo maior acionista é o governo federal.
Embora afastado das eleições, Quintella acompanha de perto as movimentações nas eleições municipais - agora, como espectador e apoiador distante de alguns aliados que sobraram.
Na segunda (08), na condição de dirigente do IRB, Quintella conversou com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP). Na pauta, majoritariamente, a situação dos seguros e resseguros no Brasil com o advento da reforma tributária, que tramita na casa.
Com seis mandatos parlamentares, sendo quatro na câmara dos deputados, Quintella pode ser um nome importante na campanha do sucessor de Lira à presidência da casa. Mesmo afastado desde 2018, as portas ainda se abrem a ele, sempre um parlamentar do chamado ‘alto clero’.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
