Politicando
JHC terá maior tempo de propaganda no rádio e TV; Camelinho, Lenilda e Nina terão alguns segundos cada
Tabela de representatividade dos partidos, base para a distribuição de tempo, foi divulgada pelo TSE
Ainda não é possível saber qual o tempo de cada candidato no Guia Eleitoral de rádio e TV. Entretanto, já é possível saber qual nome terá o maior tempo disponível, a partir da tabela de representatividade dos partidos políticos divulgada pelo TSE.
De acordo com ela, o atual prefeito JHC (PL) irá dispor do maior tempo de guia eleitoral. Rafael Brito (MDB) será o segundo, enquanto Lobão (Solidariedade) será o terceiro. Rony Camelinho (Agir), Lenilda Luna (UP) e Nina Tenório (PCO) terão apenas o tempo base que é distribuído igualmente a todos os candidatos.
O tempo do guia eleitoral de rádio e TV é distribuído conforme a bancada de deputados federais do partido ou coligação.
Como tem a maior coligação de partidos - e dentro dela, o partido com a maior bancada, JHC fica com a maior fatia do tempo. A coligação do atual gestor conta com PL, PP, Podemos, União Brasil, PRD e a federação PSDB/Cidadania. Ao todo, o grupo tem 246 deputados.
Em seguida vem a coligação que sustenta o nome do deputado federal Rafael Brito, com o MDB, PDT, PSB, PSD e federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). Ao todo, o grupo reúne 196 deputados.
Com apenas sete deputados federais, o Solidariedade não conseguiu angariar nenhum outro partido para a sua chapa, ficando assim apenas com o tempo proporcional à sua própria bancada.
Agir (de Rony Camelinho), UP (de Lenilda Luna) e o PCO (de Nina Tenório) não têm nenhum deputado federal na câmara. Logo, ficam apenas com o percentual de tempo que é dividido igualmente entre todos os candidatos majoritários, o que significa alguns segundos na tela.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no próximo dia 30 de agosto, e vai de segunda a sábado em todas as TVs abertas e fechadas, além das emissoras de rádio de cada município. Ela acontece até a última quinta-feira antes das eleições (03 de outubro).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.