Politicando
Rafael Brito prioriza tendência interna de Ronaldo Medeiros no PT; Paulão e Ricardo Barbosa ficam em segundo plano
Candidato tem sido visto com frequência ao lado do deputado petista
Embora não tenha emplacado a condição de vice na chapa de Rafael Brito (MDB), Ronaldo Medeiros (PT) vem tendo participação ativa nos primeiros movimentos eleitorais do candidato emedebista. Medeiros tem sido presença constante nas visitas do Tio Rafa pelos bairros de Maceió.
O alinhamento de Medeiros com o candidato do governador Paulo Dantas não se dá somente pela simpatia entre ambos, mas é um ato de fortalecimento do deputado na disputa interna pelo controle do PT, que deve se acirrar no ano que vem.
Medeiros sorri para Rafael Brito, que sorri de volta para Medeiros. Na semana passada, o candidato à prefeitura realizou um encontro com todos os militantes da tendência interna do deputado, a Resistência Socialista. Lá estava o candidato do grupo à câmara, Basile Christopoulos e claro, Ronaldo Medeiros.
Nenhuma atividade de campanha foi realizada ainda com a presença do deputado Paulão ou do presidente estadual do partido, Ricardo Barbosa - tampouco com a tendência majoritária do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB).
Barbosa, aliás, ‘sumiu’ da eleição em Maceió após ter sua candidatura vetada pela direção nacional do PT. Foi dele a declaração mais forte com relação ao nome de Rafael Brito; “um sopro na vela de um barco à deriva”.
Apesar da polidez com que trata a relação com Paulão, fica cada vez mais claro que Ronaldo e o federal petista estão em rotas distintas na política alagoana. E o desempenho do candidato palaciano nesta eleição será decisivo na força com que Medeiros irá para o embate interno em 2025.
É esperar para ver.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.