Diário do Sertão
Três candidatos disputam prefeitura no Sertão, onde mais de mil eleitores são analfabetos
Três candidatos a prefeitos e 53 candidatos a vereadores disputam este ano as eleições de Pão de Açúcar, as margens do Rio São Francisco, no Sertão de Alagoas.
Jorge Dantas (MDB), candidato a reeleição e os servidores públicos Aldo Rosa (PL) e Cliuton Santos (PT) disputam os votos dos 19.298 eleitores. Desse total, 4.433 tem idade entre 25 aos 34 anos e 4.243 tem entre 45 aos 59 anos.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também indicam que 4.110 não concluíram o ensino fundamental e 1.661 são considerados analfabetos pela Justiça Eleitoral.
Eleito em 2020, com 8.039 votos, o emedebista Jorge Dantas venceu naquele ano Cristiano Matheus, que teve 5.595 votos.
Coincidências a parte, dois detalhes chamam a atenção na campanha de Jorge Dantas.
O primeiro é que ele manteve para este ano o mesmo vice, o médico Eraldo Cruz (MDB), o Dr. Eraldinho. O outro detalhe é que a dupla Jorge Dantas e Dr. Eraldinho, novamente, vão enfrentar nas urnas o hoje petista Cliuton Santos, que na eleição municipal passada era filiado ao Cidadania. Cliuton, em 2020, teve apenas 51 votos.
Porém, um fato tem tirado o sono de todos os candidatos. As abstenções. Na campanha municipal passada, 3.661 eleitores não foram votar. Este ano dois candidatos a prefeito são os mesmos da campanha de 2020 e até agora os discursos são os mesmos do passado.