Politicando
Bocão é eleito com a maior votação da história de Marechal
Coligação MDB, PDT e PSB conquista 10 das 13 cadeiras na Câmara Municipal
André Bocão, candidato do MDB, venceu as eleições para prefeito de Marechal Deodoro neste domingo (6), com uma diferença superior a seis mil votos. Bocão conquistou 58,47% dos votos válidos, somando 21.621 votos, o maior número já registrado na história do município, que foi a primeira capital do estado de Alagoas. Seu adversário, Júnior Dâmaso, do Republicanos, obteve 15.360 votos, o equivalente a 41,53%. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A vitória de Bocão representa uma mudança importante no cenário eleitoral da cidade, rompendo com o histórico de disputas acirradas. Nas duas últimas eleições, o atual prefeito Cláudio Filho, o Cacau (MDB), venceu com margens mínimas — uma por apenas 8 votos e a outra por 21. Desta vez, a vantagem de mais de 6 mil votos consolidou a vitória expressiva de Bocão e fortaleceu o domínio do grupo político liderado por Cacau. Foi a primeira vez, neste milênio, que um prefeito reeleito conseguiu eleger seu sucessor na cidade.
Com a coligação formada por MDB, PDT e PSB conquistando 10 das 13 cadeiras na Câmara Municipal, Bocão garante uma governabilidade sólida para os próximos quatro anos. Essa maioria expressiva no Legislativo local facilitará a implementação das políticas propostas ao longo de sua campanha.
Além do apoio local, Bocão contará com o respaldo de lideranças estaduais e federais de peso, como o governador Paulo Dantas (MDB), o senador Renan Calheiros (MDB) e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Ele também terá o suporte de uma bancada federal influente, incluindo deputados como Rafael Brito (MDB), Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT) e Luciano Amaral (PV), o que abre portas para a captação de recursos e parcerias estratégicas para o município.
A eleição de Bocão também significou uma derrota significativa para o grupo de oposição, que contou com o apoio direto de figuras como os deputados federais Arthur Lira (PP) e Fábio Costa (Progressistas), os prefeitos de Maceió, JHC (PL), e de Pilar, Renato Filho (MDB), além dos deputados estaduais Antônio Albuquerque (Rep), Fátima Canuto (MDB), Leonam Pinheiro (União) e Cabo Bebeto (PL), que se empenharam na campanha de Júnior Dâmaso e de seu vice, o ex-prefeito Cristiano Matheus (PL).
Quem é André Bocão
Aos 45 anos, André Bocão é casado, formado em Direito e atua como advogado. Durante a campanha, ele destacou a continuidade dos projetos iniciados pelo atual prefeito Cacau, de quem foi aliado próximo, e prometeu seguir com o desenvolvimento de Marechal Deodoro.
O vice-prefeito eleito é Neilson do Supergiro, do PSB, de 60 anos. A coligação que elegeu a dupla, A Mudança Tem Que Continuar, é composta pelos partidos MDB, PSB, PDT e Solidariedade, mostrando a força de articulação política do grupo.
A eleição de Bocão, aliada ao controle dos partidos que integram sua base na Câmara Municipal, indica um cenário promissor para a nova gestão, que terá o desafio de manter Marechal Deodoro no caminho do crescimento e progresso, seguindo o discurso de continuidade que pautou sua campanha.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.