Politicando
Kil Freitas pode renunciar nos últimos meses de mandato e ‘tomar’ quatro anos de Junior Menezes
Atual gestor ainda tem pouco mais de dois meses de mandato
Voltou a ganhar força, após o fechamento das urnas e a vitória de Júnior Menezes (MDB) em União dos Palmares, o desejo do atual prefeito, Areski Freitas (MDB) em deixar o cargo de prefeito ainda antes do final do seu mandato, em 31 de dezembro.
O movimento político de Kil, que gostaria de ser chamado para uma secretaria de estado no governo Paulo Dantas, pode atingir em cheio o prefeito eleito Júnior Menezes, e uma articulação eleitoral que já passa por 2028, quando haverá a próxima eleição para a prefeitura de União.
Acontece que se Kil renunciar ainda neste mandato e Menezes assumir o posto, será prefeito efetivo ainda neste período, e seu mandato que se inicia em janeiro de 2025 já será considerado uma reeleição.
Sendo assim, Menezes não poderia mais candidatar-se à prefeitura nas eleições de 2028, abrindo espaço para o retorno de… Kil Freitas. Ou seja, a renúncia agora faria com que as portas estivessem abertas para a volta do atual prefeito daqui a apenas quatro anos.
Nos bastidores, a movimentação de Kil nesse sentido não está sendo bem vista por Júnior Menezes, já que não foi combinada com ele ainda no período de campanha. Prefeito efetivo e eleito não falam publicamente, mas o clima entre eles pesou após o desejo de Kil se tornar público.
A prioridade do atual prefeito neste momento, conforme ele mesmo já declarou em entrevista à Rede Antena 7, é viabilizar-se como candidato a deputado estadual em 2026. No entanto, um retorno ao executivo palmarino também estaria no radar de Kil, especialmente em caso de derrota nas urnas.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.