Politicando
Mesmo inelegível, Bolsonaro pode se candidatar em 2026 usando a mesma estratégia de Lula
Ex-presidente pode registrar candidatura e permanecer como candidato até decisão do TSE
Mesmo inelegível por duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode se utilizar de uma estratégia política para se candidatar novamente nas eleições de 2026.
Segundo a coluna de Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, petistas em Brasília já admitem que o ex-presidente pode usar o mesmo expediente utilizado por Lula (PT) em 2018, que registrou sua candidatura mesmo estando preso em Curitiba.
Naquele episódio, o então ex-presidente petista concorreu à presidência mesmo estando preso, tendo sua candidatura indeferida restando pouco mais de um mês para a eleição presidencial daquele ano. Lula então nomeou Fernando Haddad como seu substituto, e ele foi derrotado por Bolsonaro no 2º turno.
Pessoas do núcleo bolsonarista em Brasília avaliam que com a estratégia, mesmo tendo a certeza do indeferimento da candidatura, o tempo de campanha de Bolsonaro seria suficiente para levar o seu substituto ao 2º turno, assim como Lula fez em 2018.
No entanto, uma diferença entre as condenações de Lula em 2018 e Bolsonaro agora pode inviabilizar a candidatura do ex-presidente. Enquanto Lula foi preso por uma condenação criminal, Bolsonaro está inelegível por um crime eleitoral, o que pode fazer a justiça impedir uma futura candidatura “de ofício”, ou seja, sem sequer acolher o registro e barrar imediatamente.
O plano do ex-presidente também pode frustrar pré-candidatos à presidência que almejam o apoio de Bolsonaro, como Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado, governadores de São Paulo e Goiás.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
